Quais são os benefícios do chá de louro com cravo?

Perguntado por: hramires . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

O chá de louro e cravo-da-índia é apresentado nas redes sociais como um remédio natural supostamente eficaz na queima de gordura abdominal. Em várias publicações do Facebook alega-se que esta combinação de especiarias “emagrece”, “seca a barriga” e “desincha”.

A planta é utilizada na medicina tradicional, como estimulante do apetite e da digestão, além de ser indicada em casos de dispepsias, flatulência, cólicas, astenias e dores reumáticas, bem como em casos de estados gripais (acompanhados de mal estar e cansaço).

Esse chá apresenta ação diurética, anti-inflamatória e antioxidante - ou seja, ajuda a eliminar toxinas através da urina, previne possíveis gripes, resfriados, inflamações e fortalece o sistema imunológico de forma significativa a longo prazo.

O chá de louro com cravo pode ser consumido quente ou frio, e a dosagem recomendada é de 2 a 3 xícaras por dia.

“A folha de louro também é estimulante e expectorante. Mas é necessário ter muito cuidado na quantidade de ingestão, nunca utilizar mais do que duas folhas e não deve ser nunca ingerida. Se passar do recomendado, ela pode causar alterações gástricas como diarreia, cólicas e dores abdominais ``, explica.

O consumo das folhas de louro não é recomendado para crianças, mulheres em fase de amamentação ou durante a gravidez, já que pode estimular o aborto. Além disso, o consumo das folhas de louro devem ser feitas com precaução em pessoas com diabetes, pois pode reduzir muito os níveis de açúcar no sangue.

Ela auxilia na produção de bile pelo fígado (fluido que atua na digestão da gordura e na absorção de nutrientes) e também estimula a atuação de enzimas digestivas.

Folha natural: 2 folhas de louro picadas grosseiramente para 1 xícara (chá) de água. Coloque as folhas e a água em uma panela e leve ao fogo. Assim que ferver, espere 2 minutos e desligue o fogo.

A infusão deste ingrediente ajuda a amenizar estresse e ansiedade. Ou seja, o chá de louro pode ser um bom aliado na hora de relaxar. Ele consegue proporcionar um efeito calmante, sem causar sonolência.

O chá de louro é indicado para combater a ansiedade e tristeza, melhorando a qualidade do sono. Justamente por isso que é indicado ser preparado durante a noite.

O cravo-da-índia ativa enzimas que auxiliam o funcionamento do estômago e intestino, por isso possui ação combatente da diarreia e de melhora na digestão. O cravinho também ajuda na diminuição da flatulência. O ideal é que, para esse caso, o chá seja tomado após a refeição que contenha alimentos mais pesados.

Modo de preparo

  1. Em fogo alto, coloque a água ferver.
  2. Depois de fervida, desligue a água, adicione o louro e o gengibre e deixe em infusão por 15 minutos.
  3. Retire da água o louro e o gengibre e beba o chá durante a manhã ou tarde.

Isso é útil para quem sofre com retenção de líquido, uma condição que promove inchaço, dando a impressão de que o corpo está mais volumoso. Entretanto, isso não quer dizer que a folha de louro emagrece. No entanto, não se deve ingerir a folha de louro, já que pode fazer mal à saúde.

Diminui a pressão arterial
Alguns estudos realizados com o cravo-da-índia indicaram que o óleo essencial possui efeito hipotensor, promovendo o relaxamento da musculatura e a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. No entanto, não existem indicações do uso do cravo-da-índia para hipertensão.

Prepare um chá de folhas de louro na proporção de 15 g de folhas para 1 litro de água, e beba 1 a 2 copos após as refeições.

O chá de louro também pode ser um benefício para quem tem diabetes. Isso porque o louro estimula o trabalho da insulina, o que ajuda a regular o trabalho o açúcar no sangue, sendo importante na prevenção e controle da diabetes tipo 2.

Descobriu-se que, além do efeito antibacteriano, a planta também possui poder antioxidante, reduzindo a inflamação do couro cabeludo. Lembre-se de que um couro cabeludo inflamado, lesionado ou com fungos, reduz o crescimento e impede o desenvolvimento saudável dos cabelos.

Olá! Você pode fazer uso de chás. O hipotiroidismo não é uma contraindicação.