Quais são os benefícios do capim-açu?

Perguntado por: sbarreto . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

O Capim Capiaçu surge como alternativa de maior rendimento para silagem e picado verde, ajudando os produtores de leite e de carne a reduzirem os custos sem sofrer impactos na qualidade.

A forragem da planta inteira da cultivar BRS Capiaçu apresenta média de 8% e 6% de proteína bruta aos 70 e 100 dias de crescimento, respectivamente.

Procure posicionar muito bem a sua capineira, bem próxima do lugar que você vai tratar (as vacas) para facilitar deslocamento, evitar muito trânsito de carreta e, de preferência, você pode fazer ela no período das águas, corte, faça uma boa silagem, e deixe ela crescer de novo para fazer um segundo corte já no período ...

Potencial de produção e valor nutritivo
A vantagem de utilizar o capim verde é que, assim, apresenta maior valor nutritivo. Conforme explica Morenz, "quando o capim é cortado aos cinquenta dias, chega a ter 10% de proteína bruta, índice superior ao da silagem de milho, com cerca de 7%".

Tem capacidade de produzir em torno de 100 toneladas de hectare por ano.

Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse é o objetivo básico do manejo das pastagens.

90 CABEÇAS

1 HECTARE DE CAPIM CAPIAÇU TRATA DE 90 CABEÇAS NO SISTEMA DE CONFINAMENTO.

A produção de biomassa pode chegar a 100 t/ha/corte de massa verde e até 300 t/ha/ano em três cortes anuais. Esse potencial pode superar em torno de três vezes a cultura do milho e sorgo.

Isso porque o Capiaçu atende os requerimentos energéticos e proteicos exigidos na alimentação dos animais, implicando na quantidade necessária de concentrados na dieta. E, recomendado principalmente em tempos de seca, pode ser fornecido como silagem, picada ainda verde no cocho.

Recomenda-se o corte da BRS Capiaçu para ensilagem, quando as plantas atingirem altura média de 3,5-4,0 m, o que ocorre próximo a 90-110 dias de idade de rebrota.

Uma vaca produzindo 30 kg Leite/dia, pesando 600 kg irá consumir ao redor de 22 kg/dia de matéria seca de dieta. Lembre se: vaca come dieta! Se essa dieta possuir 50% de silagem de milho na sua composição, estamos falando de um consumo de matéria seca de silagem de 11 kg/dia.

As melhores pastagens para o rebanho bovino vão do Capim Mombaça ao Brachiarão

  • Brachiaria humidicola. O Brachiaria humidicola é ideal para ser cultivado na região Norte e no Pantanal. ...
  • Brachiaria decumbens. O Brachiaria decumbens é perfeito para ser cultivado em regiões de Cerrado. ...
  • Brachiaria ruziziensis.

Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.

“Plantas de capim Andropogon e capim buffel possuem alguma resistência à seca”, diz Martuscello. O capim Massai também pode ser uma alternativa desde que o nível de chuva chegue a 600 milímetros por ano.

Os melhores tipos de capim para gado

  • Brachiaria Brizantha. Também conhecida como Braquiarão, é uma forrageira de fácil manejo e alto índice nutricional, o que garante maior capacidade de produção. ...
  • Brachiaria Decumbens. ...
  • Brachiaria Humidicola. ...
  • Brachiaria Ruziziensis. ...
  • Panicum Maximum.

Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.

Portanto, se a ensilagem acontecer muito cedo (entre 50 e 80 dias), suas perdas vão ser altas por conter muita umidade. O ideal é que a ensilagem do Capiaçu aconteça entre 90 a 100 dias de rebrota (ou quando a matéria seca estiver entre 18 a 20%).

Os melhores tipos de capim para gado

  • Brachiaria Brizantha. Também conhecida como Braquiarão, é uma forrageira de fácil manejo e alto índice nutricional, o que garante maior capacidade de produção. ...
  • Brachiaria Decumbens. ...
  • Brachiaria Humidicola. ...
  • Brachiaria Ruziziensis. ...
  • Panicum Maximum.