Quais são os benefícios do balé?

Perguntado por: omota . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O Ballet é muito favorável ao bem-estar físico e emocional. Ajuda em diversos fatores físicos, mentais e emocionais! A dança aumenta a resistência física, queima calorias, aprimora a coordenação motora, fortalece os ossos e a musculatura corporal e melhora a frequência cardíaca.

sete anos

O estudo sério do ballet só poderá ser iniciado a partir dos sete anos, sendo a idade ideal nove anos. Antes disso é recomendado apenas as aulas de baby class ou iniciação musical.

Os exercícios de ballet podem ajudar a conseguir um corpo definido e a recuperar o tônus muscular. A dança estimula tanto os músculos superiores, através da postura e trabalhos de braços exigidos, quanto os inferiores, através de saltos, piruetas e exercícios de sustentação.

Toda bailarina precisa manter a massa magra forte, pois é preciso ter sustentação e força nos músculos para movimentar o corpo. Por isso, não se esqueça de incluir a proteína em sua dieta, para ter músculos fortes e preparados, que aguentem o seu peso, caso contrário as lesões serão inevitáveis.

coordenação motora;

  • psicomotricidade;
  • equilíbrio;
  • memorização;
  • musicalidade;
  • concentração;

Quantas vezes na semana? Muitos locais utilizam a prática de aula duas vezes na semana para crianças de 3 a 6 anos de idade sem qualquer fundamento pedagógico. Alguns fazem até três vezes na semana, mas esta periodicidade é errada para crianças desta faixa etária.

Normalmente são quatro anos de curso, que misturam a teoria com a prática. Você vai estudar história da arte, anatomia, fisiologia e, claro, ter uma visão bem completa sobre todas as modalidades de dança.

Por outro lado, não há uma idade máxima para começar a dançar, inclusive ballet. Esse tipo de atividade física pode ser iniciado a qualquer hora, independentemente da idade.

Você pode começar Ballet com qualquer idade. Se você tem o desejo de fazer Ballet, o ideal é que você comece agora, porque se não isso vai sendo adiado e fica cada vez mais difícil de conciliar a rotina.

Como ambas as práticas utilizam a musculatura, não seria muito ideal realizar no mesmo dia, ou seja, se for possivel, intercale os dias de treino com os dias de aula para que a sua musculatura recupere de forma efetiva.

Se você for iniciante do ballet, não foque em já começar a lançar a perna muito alto.
...
Como realizá-lo?

  1. não jogue o quadril para frente e nem para trás;
  2. controle o tronco para que ele não faça movimentos durante a execução do passo;
  3. mantenha os pés e os joelhos sempre esticados;
  4. contrair o abdômen;
  5. não ter pressa.

Alimentação de bailarina: o que não pode faltar no cardápio?

  • Carboidratos e cereais integrais. Ambos fornecem energia e saciam por mais tempo. ...
  • Grãos integrais. ...
  • Proteínas. ...
  • Laticínios. ...
  • Gorduras boas. ...
  • Fibras e alimentos laxantes. ...
  • Água e frutas suculentas.

O dedo polegar fica sobre as palmas das mãos, mas certifique-se que não chega a tocar na mesma. Em seguida, dobre ligeiramente o nó dos dedos para que os dedos não fiquem rígidos. Neste momento já temos a posição das mãos correta, tenha em conta que é fundamental esta posição porque controla a linha do corpo.

12 horas

Uma bailarina profissional ensaia, normalmente, entre 8 e 12 horas diariamente.