Quais são os benefícios do bacon?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

Ele também afirma que o bacon é rico em proteínas, que é essencial para acelerar o metabolismo e ajudar na redução de peso. Mas não é apenas por conta da proteína e das gorduras boas que o bacon pode ser bom para a saúde.

Uma fatia de bacon por dia é suficiente para 'aumentar risco de câncer', diz estudo.

Segundo ela, o tipo de gordura mais comumente encontrado na carne é "esteárico", que é totalmente neutro para o colesterol.

Sendo assim, são os alimentos processados que desregulam o colesterol. Entre eles o bacon, salsicha, presunto, linguiça, biscoitos recheados e fast food. Então, sem mais delongas, comer ovo diariamente não faz mal à saúde.

Em alimentos processados, ela confere principalmente nitratos e nitritos, compostos associados à fixação de cor e taxados como cancerígenos. Mas o nutrólogo e cardiologista Juliano Burckhardt afirma que o índice das substâncias no bacon é menor que o registrado em alimentos embutidos.

O que torna o bacon “perigoso” é a presença desta última substância, o nitrito, que ao entrar em contato com o corpo humano pode causar falhas na hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

Quem nunca usou a expressão “vou queimar o bacon” na hora de se exercitar? Frequentemente o bacon é associado a muita gordura, a algo que pode fazer mal à saúde, mas se for consumido de forma consciente, pode sim fazer parte da dieta.

Alimentos de origem animal, ou seja, carne vermelha com excesso de gordura ou carne de porco, embutidos, como salsichas, presunto, bacon, torresmo e banha, devem ser evitados. A manteiga, rica em colesterol, também pode ser prejudicial se utilizada em demasia.

A banha de porco oferece nutrientes como as vitaminas do complexo B, C e D, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Inclusive, essa gordura perde apenas para o óleo de fígado de bacalhau quando se trata do teor de vitamina D, o que faz dela um excelente auxiliar para a absorção de cálcio pelo organismo.

Bacon de costela
Apesar de estar próximo ao corte da barriga, ele tem muito menos gordura (aproximadamente 5%) e o restante é carne pura.

O bacon e a pancetta têm origem na carne da barriga do porco. Para ter o bacon, essa parte da carne suína passa por um processo de salgamento. Após, a mesma carne é curada e defumada. Assim surge o bacon!

Quais os alimentos que deve evitar? - Hamburgueres com queijo e bacon - Os níveis de gordura nestes alimentos processados, são elevados e não são aconselháveis antes de dormir. A gordura estimula a produção de ácidos no estômago, que causam desconfortos como azia ou indigestão.

Para minimizar o problema, é fundamental evitar alguns tipos de alimentos na sua dieta. São eles: embutidos, bacon, frituras, carnes gordurosas, sorvetes, doces e açúcares em excesso.

Conforme o médico, o consumo de bacon ajuda na digestão, reduz o colesterol e controla o diabetes. Além disso, também facilita o emagrecimento, protege a saúde cardiovascular e facilita o ganho de massa magra.

Esse costume de comer um café da manhã que sustenta os americanos herdaram dos ingleses. No século XIX, quando as primeiras fábricas surgiram na Inglaterra, os homens que entravam para o trabalho bem cedo precisavam se alimentar bem. Por isso, a primeira refeição do dia era com mingau, pão, ovo e bacon ou peixe.

Incluir ovos no café da manhã é uma opção prática e saborosa. Ovos são fontes de proteínas, que contribuem para o crescimento e manutenção da massa muscular, além de vitamina D, que contribui para o bom funcionamento dos músculos.

Continuar lendo Faz mal comer bacon?