Quais são os benefícios do ácido fólico para o cabelo?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Ácido fólico ajuda no crescimento capilar? O ácido fólico participa do processo de replicação de material genético e proliferação das células. Esses passos são fundamentais para a renovação e crescimento de tecidos e estruturas como pele, unhas e cabelo.

O ácido fólico no cabelo, portanto, fará com que o couro cabeludo se mantenha mais saudável, ajudando a distribuir essa oleosidade e fazendo com que os fios fiquem mais fortes, macios e brilhantes. Dessa forma, ele contribui também para o crescimento saudável dos fios.

As vitaminas como biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico que compõem o complexo B ajudam o couro cabelo a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda. Enquanto, a vitamina B3 ajuda no aumento da circulação no couro cabeludo, a B5, por exemplo, previne também a perda de coloração natural dos fios.

Ácido fólico ajuda no crescimento capilar? O ácido fólico participa do processo de replicação de material genético e proliferação das células. Esses passos são fundamentais para a renovação e crescimento de tecidos e estruturas como pele, unhas e cabelo.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

COLOQUE 2 COMPRIMIDOS no SHAMPOO - Ajuda o CABELO CRESCE rápido demais e Muito Brilhoso.

Vitamina C: atua na produção de colágeno, que deixa os fios mais resistentes e mantém a sua elasticidade. Vitamina B12: atua no processo de divisão celular, o que ajuda a renovar e fortalecer os fios. Vitamina D: atua no couro cabeludo, estimulando o folículo capilar.

[1] Veja abaixo 5 vitaminas que contribuem para o crescimento capilar.

  • Vitamina A. Com participação no processo de renovação celular, a vitamina A também é importante para a manutenção e desenvolvimento do tecido capilar. [ ...
  • Vitamina B7 (Biotina) ...
  • Vitamin C (ácido ascórbico) ...
  • Vitamina D. ...
  • Vitamina E.

Quando devo tomar ácido fólico? Comece a tomar ácido fólico assim que estiver tentando ter um bebê. Tomar ácido fólico previamente pode fortalecê-la o bastante para ajudar a proteger seu bebê contra defeitos do tubo neural. Continue a tomar ácido fólico todos os dias até a 12ª semana de gravidez1,2.

É BOM PARA A PELE? O ácido fólico é benéfico para o funcionamento geral das células, para o seu crescimento e para a criação de novas células, atenuando os sinais do envelhecimento. O ácido fólico também hidrata a pele, protege-a do sol e pode prevenir o aparecimento de acne.

Vitamina C
De acordo com estudos, os radicais livres podem dificultar o crescimento dos fios e a vitamina C atua como um poderoso antioxidante evitando que isso aconteça. Ademais, o corpo necessita dessa vitamina para sintetizar colágeno, que é uma parte importante da estrutura do cabelo.

O ácido fólico e o cabelo
Esse efeito ocorre porque as vitaminas do complexo B agem diretamente no folículo capilar. A vitamina B9 é ainda mais estimuladora do cabelo, sendo responsável pela distribuição dos nutrientes dos alimentos.

Ingerir uma dose excessiva de ácido fólico pode resultar em problemas digestivos, dor de estômago, náusea e reações cutâneas tipo urticária. Também pode ocorrer a deficiência de vitamina B12 e consequentemente uma anemia. A quantidade acima de 5000 microgramas por dia é considerada perigosa.

O Ácido Fólico é um medicamento bem tolerado nas doses recomendadas, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Raramente podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, tais como náuseas, distensão abdominal, flatulência e reações alérgicas, tais como eritema, prurido e/ou urticária.

Biotina. Também conhecida como vitamina H ou B7, a biotina é fundamental para o bom funcionamento do organismo. No entanto, é mais conhecida por fazer com que os fios cresçam bonitos e fortes, pois é fundamental para a produção de glicogênio e proteína, substâncias presentes no cabelo.

Quais as contraindicações do Ácido Fólico? O Ácido Fólico não deve ser administrado até que se tenha descartado o diagnóstico de anemia perniciosa, já que o mesmo corrige as manifestações hematológicas e mascara a anemia perniciosa, possibilitando a evolução de danos neurológicos.