Quais são os benefícios de fazer flexão?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Quando você faz uma flexão de braço, trabalha os músculos do peitoral, tríceps, ombros, abdômen, lombar e, até mesmo, dos membros inferiores. Uma atividade completa para dar um gás no seu treino!

Para ter braços mais desenhados, é necessário no mínimo 6 semanas de disciplina nas flexões. Como bônus, você deve ganhar um abdômen mais sequinho. Para fazer uma flexão perfeita, o core precisa encaixar para levantar o quadril, o que resulta em uma barriga mais definida.

"Um método de treino que tem ganhado popularidade na web estabelece a realização de 100 flexões todos os dias durante um mês. Os adeptos garantem que, com isso, é possível ganhar massa muscular, entrar em forma em pouco tempo e se sentir bem de maneira geral.

Flexões são versáteis e poderão ser usadas em praticamente qualquer lugar e não requerem equipamento extra sendo a principal movimento para quem pretende treinar em casa. Por isso fazer flexões de braço todos os dias pode ajudar no ganho massa muscular e força nos músculos anteriores do tronco (frontais).

Quando você faz uma flexão de braço, trabalha os músculos do peitoral, tríceps, ombros, abdômen, lombar e, até mesmo, dos membros inferiores. Uma atividade completa para dar um gás no seu treino!

Flexão tradicional
Faça flexões tradicionais durante 30 segundos, mantendo os braços afastados à largura dos ombros e descendo até formar um ângulo de 90º com o cotovelo. Durante este exercício é muito importante manter o abdominal contraído para que as costas fiquem sempre alinhadas, evitando lesões.

Melhores exercícios para perder barriga

  1. Corrida. ...
  2. Aulas aeróbicas. ...
  3. Pular corda. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Caminhada rápida. ...
  6. Natação.

Algumas ótimas dicas para definir o abdômen são seguir uma dieta hipocalórica orientada por um nutricionista, além de praticar exercícios aeróbicos, como a corrida, para aumentar o gasto calórico e promover a queima de gordura da barriga.

Mantenha a cabeça alinhada com o tronco e quadril formando uma linha reta; Flexione os cotovelos e retorne praticamente para a posição inicial do movimento, sem encostar o corpo no solo; Dê uma pequena pausa e, em seguida, repita o movimento; Durante o exercício, apenas as mãos e os pés devem tocar o chão.

Dor no pulso
Nesse caso, você precisa trabalhar mobilidade e estabilidade. Quando os pulsos doem durante as flexões fica difícil encontrar uma posição confortável para as mãos. A maioria dos problemas nos pulsos fracos decorre de músculos tensos do antebraço e baixa estabilidade do ombro.

- do que fazer 100 abdominais básicos", explica. Além disso, apostar num número muito alto de abdominais pode sobrecarregar a coluna, principalmente os discos intervertebrais, causando dor e até hérnias a longo prazo.

Também existe quem acredita que é necessário fazer 50, 100, 150 abdominais por série para conseguir a sonhada barriga de tanquinho. Mas, a grande verdade é que, para deixar os gominhos aparentes, o primeiro passo é eliminar a gordura da região. E, para isso, a melhor estratégia é o déficit calórico.

Provavelmente mais de 40 ou 50. Mas a ideia é fazer variações mais difíceis, estimulando teu corpo a fazer força e ganhar força. Ficar fazendo 40, 50 ou mais flexões vai te dar mais resistência do que qualquer outra coisa. Não adianta se não se encaixar em uma rotina mais completa.

O principal “risco” ao fazer qualquer exercício (não só flexões) todos os dias é que com o tempo o corpo tende a se adaptar e você não vai continuar tendo os mesmos resultados. Isso também é chamado de estagnação muscular e ocorre quando seus músculos se tornam eficientes em realizar uma tarefa repetitiva.

Você pode deixar seu corpo definido e tonificado com uma série de treinos de musculação. O exercício queima calorias e cria definição muscular. Um profissional de musculação costuma prescrever séries de exercícios com baixo número de repetições, mas com alta carga e descanso entre as séries.

Ao fazer as flexões é mais importante a sua precisão do que a velocidade. Assim os músculos trabalham melhor. As flexões devem ser feitas num ritmo contínuo e lento. Ao levantar o corpo deve fazer-se o mesmo o mais devagar possível.

O ideal é trabalhar por volta de 3 a 5 séries de 8 a 15 repetições cada. A ideia principal é que você faça os exercícios com grau de dificuldade maior (potência e flexão com um braço) com menos repetições e mais séries até adquirir força e resistência para conseguir evoluir no treino.

Flexão de braço
As mãos devem estar alinhadas com o peitoral e abertas de forma que os cotovelos consigam dobrar até 90 graus. Já os cotovelos devem estar voltados para fora. Mas, tome cuidado para não deixar o quadril muito elevado ou abaixado, ele deve estar na mesma altura do tronco.

Pratique essa sequência três ou quatro vezes por semana ou, ainda, em dias alternados, até fazê-la confortavelmente. Por exemplo, se você faz apenas sete flexões completas, comece com apenas três séries de sete em dias alternados, até que essa quantidade seja confortável o suficiente para avançar.

Como a flexão de braço exige muita resistência muscular localizada (RML) é interessante trabalhar os exercícios citados não somente entre 8 e 12 repetições focando na hipertrofia, mas trabalhando também em diferentes “ranges” de repetição, focando no aumento de força – 4 a 6 reps – e evidentemente no trabalho de RML – ...