Quais são os benefícios de conviver com pessoas diferentes de nós?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

A inclusão é o melhor exemplo dessa abertura: assim, o diferente passa a ter lugar na sociedade. Quando alguém que possui características distintas da maioria é incluído, abrem-se portas de compartilhamento, aprendizado e experiências. Os benefícios ocorrem para ambos os lados.

Como conviver bem com as diferenças?

  • Autoconhecimento. O autoconhecimento é o processo pelo qual uma pessoa conhece as suas próprias características. ...
  • Empatia. O segundo elemento para conviver bem com as diferenças é a empatia. ...
  • Respeito e tolerância. ...
  • Disposição para aprender com o outro.

Conviver com as diferenças é um exercício a ser praticado diariamente e que exige habilidades como paciência, flexibilidade, humildade e, acima de tudo, respeito. Conflitos e desafetos existem em todos os lugares porém não devem prejudicar o relacionamento profissional dos indivíduos.

Quando nós aceitamos e respeitamos as preferências e particularidades do outro, também somos respeitados e nos tornamos seres humanos melhores. E, certamente, vamos atrair amigos que agem da mesma forma.

A diversidade é a fonte da nossa riqueza
Sair da nossa bolha, escutar a realidade do outro, conhecer pontos de vista diversos, ter contato com contextos sociais diferentes são passos importantes para a construção de uma sociedade que enfrenta seus preconceitos, acolhe a pluralidade e respeita a diversidade.

Viver em sociedade continua nos trazendo muitos benefícios e é por isso que precisamos nos manter unidos, simplesmente porque somos mais fortes quando estamos juntos, mas já não falamos só de força física, pois é vivendo em sociedade que somos capazes de desenvolver estudos sobre os mais variados temas, ajudando a ...

Convivência é a acção de conviver (viver em companhia de outro ou outros). No seu sentido lato, trata-se de um conceito relacionado com a coexistência pacífica e harmoniosa de grupos humanos num mesmo espaço.

Respeito ao próximo: maneiras de lidar com as diferenças.

  • Aceite-as. O primeiro passo é aceitar que nem todo mundo pensa igual você, entender e aceitar isso, de verdade, já é meio caminho andado.
  • Aprenda a ouvir. ...
  • Resolva seus problemas com diálogo. ...
  • Seja educado. ...
  • Trate as pessoas como quer ser tratado.

Isso significa vivenciar tradições, aprender novas habilidades, ter uma visão mais ampla e menos egoísta de nós mesmos para edificação de uma sociedade mais justa. Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade.

Convivendo com a diversidade

  1. lembre-se sempre que todos têm diferenças e não deveríamos estabelecer quem é melhor;
  2. entenda que você tem o direito de ter opinião e discordar, desde que com respeito;
  3. compare-se sempre consigo mesmo, não com os outros;
  4. acima de tudo, seja exemplo.

No Brasil, tornou-se difícil conviver com as diferenças por vários motivos, mas, principalmente, porque vivemos em uma sociedade capitalista, uma sociedade estruturada para reproduzir a opressão, a discriminação, a violência social e negar a beleza e a importância do outro na nossa vida.

Ou cada pessoa perceba seus limites naquilo que precisa ser superado, mantido ou respeitado, em prol da convivência sadia, evolutiva e dinâmica. Se nada disso acontece, as consequências são medonhas. O massacre da subjetividade, a revolta, o acirramento do preconceito, a exclusão e a intolerância que gera violência.

Conviver com a diversidade e respeitá-la possibilita aprender novos olhares sobre o mundo, ampliar horizontes e formas de pensar, sair da “bolha” e conhecer diferentes realidades.

Para a cultura, a diversidade proporciona novas conexões e o desenvolvimento da capacidade artística e cultural. Ou seja, a diversidade traz vantagens para toda a sociedade. Precisamos incorporar pessoas, não importando sexo, gênero, raça, religião, classe social, geração, necessidades especiais…

São vantagens que podem ser registradas na vida em sociedade organizada:

  • Criação de regras de convivência (pelo Estado);
  • Presença de organizações que fabricam, vendem produtos e vendem serviços;
  • Transformações tecnológicas que ocorrem de tempos em tempos.