Quais são os benefícios da visita domiciliar?

Perguntado por: ncosta . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Introdução: A Visita Domiciliar permite uma proximidade com as famílias para se desenvolver ações destinadas à promoção e recuperação da saúde. A educação em saúde e a participação ativa do paciente vêm diminuindo os índices de internações e controlando os sintomas desagradáveis de doenças crônicas comuns.

Por meio da VDvisita domiciliar, é possível conhecer o ambiente familiar, as reais condições de vida, habitação, higiene, alimentação, meio ambiente, hábitos e rotinas do indivíduo.

A visita domiciliar é um atendimento de exceção, com indicações precisas: cadastramento, busca ativa de casos e faltosos, acompanhamento de doentes crônicos e acamados, e a observação do paciente ou família em sua residência. É preciso também definir qual o profissional mais adequado para fazer a visita.

As visitas são feitas para orientar e dar apoiar aos esforços das famílias para a resolução de cada problema de forma individual. Além disso, cada visitação pode ser realizada com o intuito de identificar comportamentos de relação entre os membros que tenham relação com a solução buscada.

Tipologia da Visita Domiciliar na ESF: pessoas com problemas agudos, temporariamente impossibilitadas de locomoção; de pessoas idosas com dificuldade permanente de locomoção; de egressos de hospitais que necessitem de acompanhamento e estejam em condições limitadas de movimento físico ou em fase terminal, e ainda de ...

ETAPAS DA VISITA DOMICILIAR
De acordo com Takahashi e Oliveira (2001), essa ação é composta por quatro etapas: planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo, a seguir descritas.

A visita domiciliar do enfermeiro traz bene- fícios à assistência da família, como a redução de custos, a aproximação com o indivíduo e sua família, a escuta atenta, o conhecimento de suas realidades e a identificação dos riscos no domicílio.

Visita chamada: é um atendimento realizado na casa do individuo, por este possuir algum tipo de limitação, por exemplo uma doença. Visitas periódicas: são feitas para indivíduos ou famílias que necessitam de acompanhamento periódico, por exemplo, pacientes crônicos.

visita periódica para pacientes com incapacidade funcionais, idosos acamados ou que moram sozinhos; visitas aos pacientes egressos hospitalares; confirmação de óbito.

*** Número de pessoas que constituem a familiar; problema de saúde de cada membro familiar; identificar os fatores de risco como: baixo peso; obesidade; tabagismo, etilismo; violência doméstica, entre outros.

O ACS deve estar sempre atento ao que acontece com as famílias do território, identificando com elas os fato- res socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde.

Orientações para realização das visitas
Para que uma visita domiciliar ocorra, a primeira condição é que se combine ela com o paciente e sua família. Isso é necessário, por ser importante e fundamental nesse processo a participação ativa da família nessa ação.

desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco- acompanhar, ...

A Atenção Domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência.

A sua visita tem um único objetivo: coletar dados e reunir informações que possibilitem acessos futuros, proporcionados pelo Município e outros programas sociais do Estado. O trabalho do Visitador Social por meio da visita domiciliar é fundamental.