Quais são os benefícios da trança?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Nos benefícios ainda podemos listar: o forte significado cultural e ancestral para todos os negros, praticidade no dia-a-dia e o auxílio no crescimento, já que as tranças protegem os fios contra as agressões externas.

Dormir com o cabelo solto é a melhor opção para os fios
Segundo especialistas, a combinação do vai e vem durante o sono e os prendedores de cabelo apertados podem acabar causando fissuras e, consequentemente, mais quebra nos fios.

Trançar os cabelos auxilia na saúde ocular, no ciclo menstrual e também na nossa jovialidade, por isso é aconselhável sempre usar um pente de madeira, já que esse material não acumula energia eletromagnética, fazendo movimentos sutis e constantes no couro cabeludo.

A trança passa mensagem de controle, principalmente da forma que a pessoa for usar. Num rabo de cavalo centralizado, indica que a mulher está contida. De lado, proporciona um despojamento. Já elementos trançados, associados ao cabelo solto, contrastam contenção e soltura.

Amarrar o cabelo antes de dormir também é um hábito bastante comum entre as crespas e cacheadas. Isso garante que os caracóis não acordem sem formato e os fios não fiquem com excesso de frizz por conta do atrito com o travesseiro durante a noite.

“Quando for colocar as tranças, o ideal é estar com o cabelo lavado e sem resíduo algum. O mais importante é que ele esteja desembaraçado, assim facilita o trabalho da trancista e contribui para a agilidade do processo”, indica.

Resumindo, todos os fios que caíram durante o período que você passou com as box braids vão sair quando você retirar as tranças. Não se assuste a ver vários fios se soltando das mechas, é normal!

Prenda o cabelo
Por mais que não pareça, prender o cabelo em forma de tranças ou rabo de cavalo contribui para acelerar o crescimento dos fios. A pressão natural desses penteados estimula o crescimento, no entanto, para evitar que os fios quebrem, é importante evitar excesso de peso ou pressão.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado para os fios não acabarem ressecados com a temperatura quente da água e para não desmanchar as tranças com o pente. O mais recomendado é ter paciência nos primeiros dias, pois o incômodo tende a sumir.

O cabelo deve ser lavado, de preferência, em dias alternados ou a cada dois dias, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspa. No entanto, cabelos muito secos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana, enquanto fios oleosos ou de pessoas que transpiram muito devem ser higienizados com maior frequência.

"Em média, para se ter um cabelo na cintura demora-se de 4 a 5 anos", explica.

Para lavar as tranças e o couro cabeludo a expert recomenda um shampoo diluído em água. O produto deve ser borrifado em cada espaço do couro cabeludo e espalhado com uma massagem sutil.

De acordo com trancistas profissionais, existem três tipos de trança diferentes: as tranças nagôs, tranças soltas (box braids) e dreads.

Tranca Ruas, ou Tranca Rua, é uma falange de exus, entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo.

A trança dupla, apelidada de "stacked braid", é uma das que está fazendo mais sucesso no momento. Ela conta com um efeito de trança volumosa com uma outra mais fina ao centro, como se fossem tranças "empilhadas" uma na outra.

11. Usar trança no cabelo ajuda os fios a crescerem mais rápido. MITO. Nem trança, nem rabo de cavalo, nenhum penteado faz com que o cabelo cresça mais rápido.

O trançado deve ser feito em cabelos completamente secos
Quem deseja investir nas tranças nagô deve diminuir a frequência de lavagens para apenas uma vez por semana, e recorrer a um shampoo seco caso a raiz fique oleosa.

6 – Pessoas com o cabelo relaxado podem colocar Box Braids? Pode sim. Mas é importante tomar os devidos cuidados com o cabelo em tranças.