Quais são os benefícios da planta chamada Guiné?

Perguntado por: omeireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

O Chá de Guiné é utilizada para fins terapêuticos pois possui ação anti-inflamatória, analgésica, diurética, antirreumática e antimicrobiana que agem tratando infecções por microrganismos e atuam no sistema nervoso melhorando os sintomas da depressão, da ansiedade e da epilepsia, estimulando as habilidades cognitivas.

A Guiné é uma planta medicinal popularmente conhecida como Rabo-de-gambá e Amansa senhor, que é utilizada para fins terapêuticos devido a sua ação anti-inflamatória e no sistema nervoso.

A forma mais utilizada dessa planta é o chá, que é feito colocando as folhas de Guiné em água fervente e deixando por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber o chá de acordo com a orientação do terapeuta.

A Guiné tem grande poder de mandar para bem longe todas as energias que bloqueiam a prosperidade e o andamento da vida. Sempre muito usada e aproveitada em todos os momentos. Depois de seca, serve como um poderoso defumador, para deixar sua casa sempre livre das pessoas negativas, que só reclamam ou são invejosas.

Nhá Sabá acreditava que o paciente sofria de uma enfermidade espiritual, mais especificamente mal-olhado, e receitou uma mistura de cachaça com arruda e guiné. Nas religiões de matriz africana essas ervas são usadas como proteção contra energias negativas.

Como preparar um banho de guiné
O ideal é fazer esse banho a noite, de preferência sem ter contato com outras pessoas após o ritual. Tudo para preservar as suas energias.

A erva Abre-Caminhos é um arbusto que atinge cerca de 1,5m de altura e tem umas flores pequeninas, rosa, muito bonitas. Originária de África, esta é uma poderosa planta de protecção que serve, especialmente, para ser usada em banhos.

Como Fazer o Chá de Guiné: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

"A arruda e o guiné são ervas de descarrego utilizadas para limpeza espiritual, proteção e cura energética. São conhecidas por criar um campo de força que protege contras as más energias.

As sete ervas são compostas por: Alecrim, manjericão, espada-de-são-jorge, arruda, guiné, pimenta e comigo-ninguém-pode. Todas estas plantas podem crescer em altura se tiverem condições para isso. Porém, quando plantadas juntas, uma acaba limitando o crescimento da outra, mantendo seus tamanhos mais uniformes.

A guiné ou rabo-de-gambá (Petiveria tetrandra) é um arbusto ou subarbusto de cerca de meio a um metro de altura, de ramos angulosos, sulcados-estriados, pubescentes ou quase glabros, subflexuosos, dilatados nos nós.

Atenção: a guiné é uma planta que contém substâncias tóxicas, por isso, seu uso deve ser indicado por profissionais da saúde. Em grandes quantidades ou quando consumida por longo tempo, a guiné prejudica a qualidade do sono, altera gravemente o sistema nervoso central e causa alucinações.

É interessante deixar a guiné próxima às portas da casa, para filtrar as vibrações negativas. Além disso, ela é a planta da sorte ideal para quem não leva muito jeito para jardinagem: ela é resistente e só precisa ser mantida sempre úmida.

Popularmente, a guiné também é bastante conhecida por combater o mau-olhado. Por isso, procure deixá-la próxima às portas de entrada, para filtrar as energias negativas.

Comece fervendo meio litro de água e coloque três pitadas de açúcar, três sementes de girassol e três flores secas de camomila. Tome seu banho higiênico e, depois, despeje o banho de ervas, do pescoço para baixo, e reze uma oração de sua preferência, mentalizando a abertura de caminhos.