Quais são os benefícios da pata de vaca?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Possui propriedade diurética, depurativa, cicatrizante, analgésica, auxiliar do emagrecimento, além de ser eficaz no controle da hipertensão arterial, na eliminação dos cálculos na bexiga, tratamento e prevenção de doenças do coração, hemofilia, gota e doenças urinárias.

Quem não deve usar
A pata de vaca não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação. Além disso, a pata de vaca não deve ser usada por pessoas que sofrem regularmente de hipoglicemia, uma vez que essa planta medicinal pode diminuir ainda mais a quantidade de glicose no sangue.

A principal atividade da pata de vaca é seu poder hipoglicemiante, ajudando nos casos de diabetes, obesidade, devido ao seu efeito diurético. Modo de usar: Uso interno: Tomar 1 cápsula via oral 2 vezes ao dia, ou conforme orientação de um profissional habilitado.

A pata-de-vaca cipó se encontra no interior da mata e costuma subir nas árvores bem altas. Seu nome científico é Bauhinia langsdorffiana, também das Leguminosas. É chamada também cipó-escada-de-macaco, porque o cipó, principalmente quando mais velho, é achatado, largo e ondulado, parecendo formar degraus de escada.

Ferva por 3 minutos uma colher de sobremesa das folhas de pata-de-vaca bem picadas com uma xícara de chá de água. Deixe descansar por 5 minutos e beba doses de uma xícara do chá coado três vezes ao dia, uma em jejum e as demais antes das refeições.

A Cissus sicyoides L é uma trepadeira também conhecida como anil trepador, uva brava, cipó-pucá ou insulina vegetal; esse último nome adquirido exatamente em decorrência de seu grande uso no tratamento do diabetes pela população.

O uso da pata de vaca em si não causa efeitos colaterais, mas podem ocorrer algumas reações no organismo devido ao uso da planta. Podem ser observados, por exemplo, casos de: Hipoglicemia; Alergia aos componentes da pata de vaca.

Com uma quantidade significativa de fibras, a infusão de amora é ideal para ajudar a regular a digestão e trazer equilíbrio para o funcionamento do intestino. As folhas também são conhecidas por suas propriedades antioxidantes e diuréticas, sendo muito procuradas por quem quer emagrecer.

Além de ser conhecido por um delicioso aroma e sabor, o chá de alecrim possui diversos benefícios para a saúde, como melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. Efeitos que se devem ao fato de esta ser uma erva rica em vitaminas A, C, K, B1 e B2.

Como tomar o chá de pata-de-vaca
A profissional comentou que o chá “pode ser ingerido por qualquer adulto e não há um melhor horário para ser consumido”. Porém, existem algumas formas de uso para fins medicinais que podem ser por folhas, casca ou flores.

O chá de Pata de Vaca é feito adicionando 1 colher de sobremesa da planta picada para cada xícara de água fervente. Pode ser tomada 1 xícara do chá de 2 a 3 vezes ao dia.

Recomendações de Preparo e Uso:INFUSÃO: (Folhas e Flores) Em um recipiente colocar 1 (um) litro de água fervente para aproximadamente 10 gramas de ervas, abafar por 15 minutos, coar e tomar três vezes ao dia, 1 (uma) hora antes ou depois das refeições.

Dessa forma, é possível afirmar que a pata de vaca emagrece devido a propriedades que ajudam o corpo a evitar o acúmulo de depósitos de gordura e a diminuir a retenção de líquidos, ambos efeitos que auxiliam qualquer pessoa em processo de emagrecimento.

Originária do Brasil, ela também é muito comum em toda América do Sul, sendo encontrada principalmente nos bordos das matas.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

pêssegos

Os pêssegos são frutas de baixo índice glicêmico, o que significa que têm um impacto menor nos níveis de açúcar no sangue. Além disso, eles são uma boa fonte de fibras e nutrientes. Consumir pêssegos pode ajudar a manter os níveis de glicose mais estáveis.