Quais são os benefícios da Carqueja?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

A carqueja é indicada como tônico estomáquico, antidiarreico e antirreumático. Sua função principal é regular o funcionamento do fígado e intestinos. Auxilia nos regimes de emagrecimento, sendo usada no tratamento de má digestão, cálculos biliares, doenças do baço e dos rins.

Quem deseja emagrecer pode encontrar no chá de carqueja um poderoso aliado. Primeiro porque ele possui efeito diurético, eliminando toxinas e edema causado pelo processo inflamatório do tecido adiposo. Segundo, existem alguns estudos que constataram um comportamento termogênico por parte do chá.

Ajuda a regular a pressão arterial
Um dos destaques do chá de carqueja é que ele contribui para o controle da pressão arterial (sendo indicado para hipertensos) e também ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue. Por isso, essa bebida também costuma ser indicada para diabéticos.

Apesar de sua eficácia comprovada, a carqueja, assim como diversas plantas, também possui substâncias tóxicas. Ela, apesar de possuir baixa toxidade, em altas doses pode desencadear diversos problemas, incluindo aborto.

Melhorar o funcionamento do fígado
Além disso, por causa das suas propriedades antioxidantes, a carqueja tem um efeito protetor no fígado, diminuindo o acúmulo de gordura que pode causar o fígado gordo, por exemplo.

Também diminui os níveis de glicose no sangue, tratando diabetes, além de melhorar o sistema urinário e o cardiovascular. A Carqueja melhora o funcionamento do intestino, regula a pressão arterial e os níveis de açúcar, além de fortalecer o sistema imunológico e ajudar no emagrecimento.

Entre as propriedades principais do chá de carqueja, a ação diurética deve ser destacada. Não só, possui ação antianêmica, ou seja, combate a falta de ferro no organismo. Também, é antiasmática, agindo contra os sintomas da asma. Além disso, trata a hipoglicemia, diarreia, diabetes e outras condições.

Melhorar o funcionamento do fígado
Os flavonoides presentes na carqueja possuem forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres e reduzindo os danos nas células do fígado, além de estimular a produção de células hepáticas saudáveis.

A Carqueja é uma planta com uma ação hepatoprotetora muito boa e indicada nos casos de má digestão e problemas do fígado em geral.

6 CHÁS BONS PARA COMBATER A GORDURA NO FÍGADO

  1. Chá verde. O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado diante de suas propriedades antioxidantes. ...
  2. Chá de gengibre, cacau e canela. ...
  3. Chá de alcachofra. ...
  4. Chá de alho com limão. ...
  5. Chá de manjericão com alecrim. ...
  6. Chá de cardo-mariano.

A infusão das hastes da carqueja, usada antes das refeições, é indicada em caso de afecções estomacais, intestinais e hepáticas. O mesmo chá feito com a planta picada tem ação antifebril, anti reumática, colagoga, estomáquica, para cálculos biliares, diabetes, obesidade e obstrução do fígado.

O chá de carqueja é feito a partir de uma planta de nome científico Baccharis trimera. Essa erva se encontra em abundância por toda a América do Sul, onde é muito famosa pelo seu efeito digestivo. A planta é conhecida de muitas avós, que aprenderam que o chá de carqueja cai bem depois das refeições pesadas.

A carqueja tem ação emagrecedora? A carqueja, por si só, não emagrece. Mas como vimos nos tópicos anteriores, a carqueja tem ação antioxidante e, também, anti-inflamatória.

Diurético. Bebidas diuréticas possuem efeitos positivos no tratamento de doenças nos rins, infecções urinárias e outras regiões do aparelho excretor. Esse é o caso do chá de carqueja, diurético natural e altamente saudável para o organismo.