Quais são os benefícios da cana-da-Índia?

Perguntado por: alima . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Você sabia que a cana-da-índia é ótima para evitar o acúmulo de líquidos e toxinas no organismo? Isso porque o seu rizoma (semelhante a um tubérculo), suas folhas e sementes apresentam propriedades antioxidantes, diuréticas e diaforéticas (estimula a transpiração).

O uso do chá de Cana de Brejo é recomendado para ajudar no tratamento de problemas urinários, retenção de líquidos, cálculo renal, distúrbio menstrual, dor reumática, dificuldade em urinar, nefrite, uretrite, inchaços, úlceras, infecções urinárias, entre outros.

São plantas de folhagem bastante vistosa e verde, às vezes, arroxeada, composta de folhas firmes e grandes, que se assemelham às folhas da bananeira. Suas inflorescências são, também, compostas de flores grandes, de coloração rósea, vermelha, laranja e amarela, apresentadas na primavera e no verão.

Sementes de cana-da-índia têm ação anti-inflamatória
Ou seja, ajudam a tratar feridas, coceiras, dores de cabeça e a amenizar possíveis focos de inflamação na pele. Elas são geralmente usadas em forma de cataplasma - isto é, são aplicadas como um tipo de creme diretamente no local a ser tratado.

Chá de alecrim, cana e quebra-pedra: Este é um remédio caseiro bastante eficiente contra a pressão alta. Coloque uma colher de sopa de alecrim, a mesma quantidade de quebra-pedra, dez folhas de cana-de-açúcar em 500 ml de água fervente. Abafe a infusão por alguns minutos, coe e adoce com mel, se preferir.

Para o diabetes
A partir da cana-do-brejo é possível preparar um vinagre que concorre para controlar o diabetes, a epilepsia, as doenças ósseas e a hipertensão.

O Chá de Chapéu de Couro tem ação anti-inflamatória, tratando inflamações da garganta e cura de feridas, pode ser utilizado em doenças como artrite, artrose, reumatismo, problemas de estômago e rins e regula os níveis de colesterol.

Popularmente, o mastruz é triturado e utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante em casos de fraturas e pancadas. O chá ou a infusão das folhas ajudam a aliviar sintomas e combater doenças como reumatismo, sinusite, rinite, gripe e resfriado, catarro e tosse crônica, inflamação da garganta, dor ciática e até asma.

Remédios naturais são opções eficazes para tratar infecções urinárias?

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, por exemplo. Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes, por exemplo.

Como Fazer o Chá de Cana do Brejo: Em um litro de água fervente, coloque 2 colheres de sopa da erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

O Bambu Cana da Índia é Ornamental
Por suas características de folhagens luxuosas, esse tipo de bambu é bastante usado no paisagismo. Ele proporciona requinte ao ambiente e pode ser usado como cerca viva para decorar jardins.

O Chá de Cana do Brejo é utilizado para o tratamento de problemas urinários, contém ação anti-inflamatória, diurética e adstringente que auxilia com problemas menstruais ou nos rins, reduz inchaços, dores nas articulações, cálculos renais, úlceras, reduz dores musculares e auxilia no emagrecimento.

Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Ácido, Adstringente, Afecção dos rins, Afecções da bexiga, Antigonorreica, Antissifilítco, Blenorragia, Diaforética, Diurético, Doenças venéreas, Dores nefríticas, Emenagoga, Feridas sifilíticas, Hidropsia, Leucorreia, Ornamental, Propriedades terapêuticas, Tônico, Tumores.

A cana é rica em nutrientes muito benéficos para nossa saúde, como o ferro e o cálcio, por exemplo. “Tem minerais como o ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo e magnésio. Em vitaminas, tem as do complexo B e vitamina C.

A Cana-de-Macaco não está associada a efeitos colaterais, no entanto seu uso em excesso ou prolongado pode resultar a danos nos rins, já que possui propriedade diurética. Além disso, gestantes e mulheres em fase de amamentação não devem consumir o chá ou qualquer outro produto que seja feito com essa planta.

Quem não deve tomar o chá de alecrim? Apenas pessoas acima de 12 anos de idade podem ingerir o chá de alecrim. Além disso, o uso é contraindicado para indivíduos com hipersensibilidade ao alimento, com doenças hepáticas, gestantes e lactantes.

Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados. Vale lembrar, porém, que se você vai iniciar uma atividade física – especialmente se é sedentário ou está acima do peso – o ideal é buscar uma avaliação com um cardiologista antes.

Chás benéficos para quem tem diabetes

  • Chá verde. ...
  • Chá mate. ...
  • Chá de canela. ...
  • Chá de carqueja. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá de hibisco.

Contraindicação: Grávidas de até 3 meses e lactantes devem evitar consumir o chá em excesso. Curiosidades: Nativa do Brasil, a cana do brejo é uma planta perene, ereta, de até 2m de altura, com flores róseas em espigas de cor vermelha.

Como usar: aproveite os benefícios da cana-do-brejo!
No preparo do chá, é indicado usar entre 5 e 10 gramas de folhas e/ou hastes de cana-do-brejo para cada 200 mililitros de água. Depois de separar os ingredientes, coloque tudo em um recipiente que possa ir ao fogo e deixe a mistura ferver por até 10 minutos.