Quais são os Baras?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

BARÁ ADAGUE: Recebe suas oferendas nas encruzilhadas; seu assentamento é feito dentro do templo; é um dos mais requisitados, pois faz a frente de Ogum, Oyá, Xangô, Odé, Otim, Obá, Ossãe e Xapanã. BARÁ LANÃ: Trabalha nos cruzeiros (encruzilhadas). Tem as mesmas atribuições do Bará Adague.

É o que devolve a todos o sacrifício em forma de benefícios. Exu Bara: É um dos mais importantes aspectos de Exu, pois ele é o Exu do movimento do corpo humano, infundido no corpo pré-humano, ainda no Orun por Obatala, sendo "assentado" no momento da iniciação, junto com o Ori e o Orisa individual.

O Dia de Bará e de Santo Antônio é comemorado no dia 13 de junho e mobiliza fiéis das crenças cristã e umbandista. A fé mobiliza fiéis das crenças cristã e umbandista. Reza que Santo Antônio é Santo Casamenteiro!

Na maioria das tradições a guia de Bará é predominantemente vermelha, existindo variações que mesclam com marrom ou preto.

As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

Segundo a terminologia nagô, Exu é Elegbara (a força do princípio universal dinâmico do mundo) e Bará (a força singular-universal que anima cada corpo). Ele fala com a voz e com o corpo ao mesmo tempo. Por ser puro movimento, Exu dança.

Principais oferendas: Velas, charutos, galinhas, carne, marafo, farofa, cebola roxa, azeite de dendê. Bebida: Marafo (Aguardente) e água. Algumas ervas: Pinhão Roxo, Arruda, Eucalipto, Salgueiro, Jurubeba, etc.

Bará, a aranha pertence à Oxum. Dizer que pertence à algo é porque este participa.

Gosta de pessoas justas, honestas e sem interesses secundários escondidos por detrás da máscara. Muita gente pergunta se Exu Bara é um Orixá protetor devido ao seu poder e à sua grande vontade de proteger tudo e todos. Ele protege todos aqueles que precisam e todos aqueles que estão em necessidade.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

A cor da vela dedicada a exu e pomba gira pode ser vermelha, preta ou bicolor (vermelha e preta).

Os filhos de Bará possuem um caráter ambivalente, ora são pessoas inteligentes e compreensivas com os problemas dos outros, ora são bravas, intrigantes e ficam muito contrariadas. As pessoas de Bará não têm paradeiro, gostam de viagens, de andar na rua, de passear, de jogos e bebidas.

No dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro para os católicos, e Bará, para as religiões de matriz africana.

Glorioso Pai Bará, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo. Quando as nuvens negras no meu caminho se atravessar, quero que estejá presente para todo mal levar.

A 'batata-inglesa', popularizada pela colônia alemã, é uma das comidas preferidas do Bará, enquanto que Oxum gosta da italiana polenta. Quanto à contribuição portuguesa, os mesmos eguns gostam de arroz (co- zido com galinha).

Continuar lendo