Quais são os bairros mais violentos de Salvador?

Perguntado por: ocavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

De acordo com levantamento do Instituto Fogo Cruzado, o bairro é o que mais registrou ocorrências do tipo em Salvador. Fica à frente de São Cristóvão (20), Águas Claras (20), Lobato (19) e Engenho Velho da Federação (17), que formam as cincos localidades mais violentadas por ações armadas em toda capital baiana.

Paripe liderava o ranking, com 28 assassinatos. Depois vem Lobato, com 26, mesmo número de 2015, quando o bairro foi campeão. Em terceiro lugar, está São Cristóvão, com 21 casos – dois a menos que em 2015.

[:pb]Cassange lidera o ranking dos dez bairros com maior vulnerabilidade para Covid-19 em Salvador. Completam a lista, em ordem decrescente, os bairros São Tomé, Alto das Pombas, Nova Esperança, Pero Vaz, Calçada, Fazenda Coutos, Sete de Abril, Santo Antônio e Alto da Terezinha.

Quais os melhores bairros para morar em Salvador?

  • Vitória. O Bairro Vitória é um dos mais tradicionais de Salvador e se desenvolveu em torno da centenária Igreja de Nossa Senhora da Vitória. ...
  • Alphaville. ...
  • Rio Vermelho. ...
  • Itapuã ...
  • Ondina. ...
  • Caminho das Árvores. ...
  • Barra.

Conheça os 6 melhores bairros de Salvador para morar

  • 1 Alphaville.
  • 2 Ondina.
  • 3 Barra.
  • 4 Rio Vermelho.
  • 5 Cabula.
  • 6 Caminho das Árvores.

De acordo com o levantamento, Pari, Brás e Santo Amaro são os bairros mais expostos à violência.

As favelas selecionadas foram: Itacaranha, Jardim Cajazeiras, Bairro da Paz, Areia branca, Calabar e Sussuarana.

Comando da Paz

Em 2020, aconteceu uma aliança forte e perigosa para a segurança pública na Bahia. A facção Comando da Paz se tornou célula de uma das maiores organizações criminosas do país, o Comando Vermelho (CV). Ou seja, o CV não fornecia apenas armas e drogas para o estado: ele se estabeleceu em bairros de Salvador.

O município baiano com a maior quantidade de dias sem mortes violentas é Rio do Antônio.

Segundo a polícia, Itapuã é considerado o bairro mais perigoso para se andar. No total, no mesmo período, a capital baiana teve 12.740 assaltos a pedestres.

bairro da Barra

O bairro da Barra, em Salvador, é um dos endereços mais famosos da cidade e oferece imóveis de alto padrão. Se um apartamento para vender no Vitória pode ser uma boa ideia, às casas à venda no Barra também são excelentes opções para quem busca viver bem e com muita qualidade de vida.

Pode-se observar que em Salvador os bairros com maior população são Itapuã, Brotas, Pernambués, Pituba e Paripe. Enquanto os bairros de maior densidade demográfica são Vila Ruy Barbosa/Jardim Cruzeiro, Santa Cruz, Pero Vaz, Curuzu e Calabar.

Vitória ,Ondina, Horto Florestal, Pituba, Alphaville e Barra são alguns dos bairros mais nobres de Salvador. Por consequência, estão entre os mais visados e mais caros da capital baiana.

Entre os 25 bairros com maior incidência do coronavírus, apenas os bairros da Pituba, Brotas, Barra e Imbuí são considerados de classe média. Todos os demais estão em áreas de reduzido valor imobiliário, em favelas, na periferia ou no subúrbio.

O mais populoso é Paripe (55 mil), seguido de Periperi (47 mil) e Plataforma (34 mil).

Praia do Forte

Nos palcos, Ivete Sangalo esbanja energia, mas, em seu lar, ela desfruta de uma atmosfera calma e refinada. Considerada um ponto turístico para os seus fãs, a casa da cantora possui cerca de 800 m² e fica em um luxuoso condomínio na Praia do Forte (BA).

Em comparação a outras capitais do país, Salvador tem um custo de vida menor, o que significa que dá para comprar ou alugar imóvel pagando menos do que se pagaria em outras grandes cidades. Além disso, o custo de alimentação, transporte e demais gastos essenciais tende a ser menor do que em outras cidades.

O prefeito de Salvador, ACM Neto determinou a criação de sete novos bairros na capital baiana, nesta terça-feira (1º). São eles: Chame-Chame, Colinas de Periperi, Dois de Julho, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi e Vista Alegre. Com isso, Salvador passa a ter 170 bairros.

Pelourinho

Pelourinho, é o centro histórico de Salvador. É o bairro mais antigo de Salvador e tem muitos pontos turísticos, as igrejas, ruas com comercio de artesanato local, barzinhos e restaurantes, museus etc.

Bairros da parte central de Salvador
A Barra e a Ondina são as partes da cidade mais procuradas pelos turistas que vão à capital baiana para curtir o Circuito Dodô (ou Barra-Ondina) do Carnaval baiano.