Quais são os bairros da zona norte de Sorocaba?

Perguntado por: lmeireles2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Zona Norte -Vila Santa Rita, Jd. Marco Antônio, Jd. Sorocabano, Vila Odim, Jd. Santa Rosália, Vila Santana, Vila Adélia, Vila Gabriel, Vila Progresso, Retiro São Leopoldo, Vila Mariana, Maria do Carmo, Jd.

A Zona Norte do município alinha ambas as opções, com muita particularidade, trazendo para as pessoas que moram na região uma alta qualidade de vida. Apresenta alguns bairros mais residenciais e, consequentemente, mais calmos, perto de parques repletos de áreas verdes para caminhar ou aproveitar um dia de sol.

A Zona Norte de Sorocaba é considerada a mais populosa, com aproximadamente 300 mil habitantes, e conta com shopping, parques, centros esportivos, empresas e serviços públicos.

bairro Campolim

Conhecido como a parte nobre da cidade de Sorocaba, o bairro Campolim é localizado na zona sul da cidade e reúne muitas opções de imóveis de alto padrão.

Parque São Bento

O Parque São Bento é um dos maiores bairros e o mais populoso da cidade de Sorocaba, localizado na Zona Norte da cidade.

Zona Norte -Vila Santa Rita, Jd. Marco Antônio, Jd. Sorocabano, Vila Odim, Jd. Santa Rosália, Vila Santana, Vila Adélia, Vila Gabriel, Vila Progresso, Retiro São Leopoldo, Vila Mariana, Maria do Carmo, Jd.

É formada pelos bairros situados entre o Rio Sorocaba e o lado esquerdo do eixo das avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, isto é, do Cerrado ao Jardim Sandra, incluindo o Campolim, Portal da Colina, Jardim Panorama, Jardim São Carlos, Vergueiro, Mangal, Jardim Paulistano, Vila Jardini, Jardim Europa e ...

A Zona Oeste é também é referência quando o assunto é mobilidade. Além da Avenida Elias Maluf que corta todo Wanel Ville, a região também conta com acesso facilitado para as avenidas General Osório e General Carneiro que interligam o bairro até o centro da cidade.

Além-Ponte

5. Além-Ponte. Bairro mais antigo de Sorocaba, o Além -Ponte é ocupado por condomínios residenciais e casas.

Como 4ª cidade mais populosa do interior de São Paulo, Sorocaba tem um custo de vida médio e acessível. As necessidades básicas e essenciais como transporte, saúde, educação e alimentação têm um custo que não difere tanto das outras cidades no mesmo padrão espalhadas pelo Brasil.

Tem latitude de 23.5062º, longitude de 47.4559º e altitude de 601 metros, e faz divisa com os municípios de Votorantim (sul), Salto de Pirapora (sudoeste), Araçoiaba da Serra (oeste), Iperó (noroeste), Porto Feliz (norte), Itu (nordeste), Mairinque (leste) e Alumínio (sudeste).

Sorocaba não tem bairros. Pelo menos não oficialmente. Não há aqui na cidade nenhuma lei de criação dos bairros, que foram formados conforme as pessoas iam se instalando nas mais variadas regiões.

Em 1654, o capitão Baltazar Fernandes mudou-se para a região com a família e escravaria e fundou um povoado, ao qual deu o nome de Sorocaba que na linguagem Tupi-Guarani significa "Terra Rasgada".

R$ 2.760

Segundo os valores definidos pela correção da atualização da PGV, as ruas da Penha, Barão do Rio Branco, Sete de Setembro e Álvaro Soares têm trechos onde o valor do metro quadrado será o mais caro de Sorocaba: R$ 2.760.

Os 5 melhores bairros para morar em SorocabaSP

  • Cerrado. O Cerrado é onde o movimento da cidade acontece! ...
  • Mangal. ...
  • Campolim. ...
  • Jardim Europa. ...
  • Jardim Moncayo.

No acumulado, o índice também caiu: foram 2.928 roubos contra 2.509 neste ano, queda de 14,3%. Ambos os indicadores atingiram o menor número da série histórica, iniciada em 2001, sem considerar 2020 e 2021. Os furtos de veículos apresentaram recuo de 7,3%, variando de 261 para 242 casos em agosto.

Sorocaba continua sendo a maior cidade da RMS com população estimada de 695.328 habitantes e aumento de 1,16% em relação a 2020. Representa crescimento maior que a população do Brasil, que foi de 0,74% e também maior do que o da RMS que foi de 1,03%.

A qualidade de vida de Sorocaba foi classificada como ”ótima” ou ”boa” por 51% dos moradores, segundo levantamento divulgado elo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat). De acordo com o estudo, apenas 9% avaliaram como “ruim” ou “péssima”, sendo que outros 40% classificou como “regular”.