Quais são os bairros da Baixada Fluminense?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Esta definição de "Baixada Fluminense" é a mais comum nos dias atuais. Das várias delimitações feitas dessa região, a mais abrangente engloba os municípios de Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica e Itaguaí.

Conheça os Bairros de Nova Iguaçu, a melhor cidade da Baixada Fluminense

  • Qualidade de vida em Nova Iguaçu.
  • Centro.
  • Comendador Soares.
  • Luz.
  • Jardim Nossa Sra das Graças.
  • Caonze.
  • Santa Rita.

Nova Iguaçu

Hoje, Nova Iguaçu é o maior município da Baixada Fluminense em extensão territorial e segundo em população. Possui um dos centros comerciais mais importantes do Estado do Rio de Janeiro, um polo que atrai consumidores das cidades de seu entorno.

Japeri

Na outra ponta da tabela, a cidade mais pobre é Japeri, na Baixada Fluminense, com renda média de R$ 259,63.

São incluídos na Baixada Fluminense, segundo a SEDEB, os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados, Guapimirim, Seropédica, Itaguaí, Nova Iguaçu, Magé, Nilópolis, Japeri e Paracambi.

cidade do Rio de Janeiro

A Baixada Fluminense é uma região que vem se afirmando ao longo dos anos. Sua ocupação foi iniciada com a fundação da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1565, esta que serviu de base para a expulsão dos franceses que haviam ocupado a baía de Guanabara no século XVI.

Percebemos que a regionalização compreendida como Baixada Fluminense abrange a área dos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Itaboraí, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro, ou seja, dos municípios do chamado “Recôncavo da Guanabara”.

Até mesmo os moradores do chamado “Grande Rio”, que engloba cidades da região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo, e municípios da Baixada Fluminense, são constantemente chamados de “cariocas”, principalmente pelos turistas pouco familiarizados com as denominações.

Canto do Rio é a maior.

Petrópolis

Petrópolis
O município é conhecido por suas atrações arquitetônicas históricas, com um grande acervo de palácios, museus e catedrais, o que garante as atividades de lazer entre a família e amigos. Fora a diversão, Petrópolis foi considerada a cidade mais segura do estado do Rio em 2018, pelo IPEA.

Mas, se você já calculou o seu limite no custo de vida Rio de Janeiro e reservou menos de R$2.500,00 para gastar com aluguel, as opções são: Laranjeiras e Jacarepaguá, duas ótimas áreas. Inclusive, para morar, são bairros bem estruturados e com acesso fácil e rápido ao centro da cidade.

Região Metropolitana do Rio de Janeiro

A Baixada Fluminense é uma região geográfica do Estado do Rio de Janeiro, pertencente à Região Metropolitana do Rio de Janeiro, ou Grande Rio.

São Vicente

Cidade mais antiga do Brasil, São Vicente completou 491 anos.

Duque de Caxias é o município mais violento, com 100 mil ocorrências criminais desde 2013. Já Belford Roxo é o município com mais registros de homicídios no período: 1.007. Segundo especialistas, a pobreza e a guerra entre traficantes e milicianos impulsionam os números.

Duque de Caxias é a cidade

Duque de Caxias é a cidade mais rica da Baixada: representa 7,28% do PIB (soma das riquezas de uma região) do Estado do Rio.

Resende é a sexta cidade com maior renda do estado e a maior do Sul Fluminense.

Até mesmo os moradores do chamado “Grande Rio”, que engloba cidades da região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo, e municípios da Baixada Fluminense, são constantemente chamados de “cariocas”, principalmente pelos turistas pouco familiarizados com as denominações.