Quais são os atos de penitência?

Perguntado por: uramos . Última atualização: 1 de maio de 2023
3.9 / 5 9 votos

Penitência da língua, não falar, não opinar, não fofoca e nem comentar nada sobre a vida do outro. Penitência das redes sociais. Jejum e abstinência. Falar menos, rezar e ouvir mais.

Penitência são atos como: jejuns, orações, esmolas, vigílias, peregrinações que os fiéis — ou a alguns tipos de religião — oferecem a Deus como provas de que estão arrependidos dos seus pecados; praticados dentre os diversos ramos do cristianismo — de diferentes formas — com a finalidade de expiação dos pecados; tendo ...

Dentre as práticas penitenciais realizadas nesse “tempo de con- versão”, podemos destacar o jejum, a promessa, o ex-voto, a confis- são e a oração.

De modo especial, a Igreja recomenda o jejum, a esmola e a oração como “remédios contra o pecado”, para fortalecer o nosso espírito no combate espiritual. Jesus nos alertou: “Se não fizerdes penitência, todos perecereis” (Lc 13,3). O primeiro remédio contra os nossos males deve ser a oração.

Antes de tudo é necessária à penitência interior, isto é, o arrependimento e a purificação dos próprios pecados, o que especialmente se obtém com uma boa confissão e comunhão, e com a assistência ao sacrifício eucarístico.

Trata-se de fazer um sacrifício como forma de oração e de boa disposição diante de Deus; de uma prática de autodisciplina, que exercita a vontade para poder aplicá-la bem, vivendo uma liberdade mais plena; e de uma renúncia em favor do próximo, compartilhando com os necessitados tanto a condição de fome quanto a comida ...

O Jejum é para que o coração se torne mais disponível para Deus e mais solidário para com o próximo. A Penitência não visa primeiramente às obras exteriores, mas a conversão do coração.

Com duração de 40 dias, nesta época, os fiéis fazem jejuns principalmente de carne e praticam obras de caridade e ações missionárias.

É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV. Segundo a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa Lava-pés, na Quinta-feira Santa. Em 2023, a quaresma começará no dia 22 de fevereiro e terminará no dia 6 de abril.

O jejum é uma forma de penitência, de pedir perdão a Deus pelos pecados cometidos e nos aproximar dele. Na Quaresma, intensificamos essa prática como uma forma de preparação para a Páscoa. Somos educados por Deus para nos sentir mais próximos dele.

Pontos importantes antes de realizar o jejum:

  1. Oferecer a Deus todo o sacrifício e penitência do jejum.
  2. Não murmurar durante a prática do jejum, permanecer alegre.
  3. Permanecer em oração elevando seus pensamentos e atitudes a Deus.

Depois de terminar a confissão dos pecados, o penitente diz: “São estes pecados que consegui lembrar; peço a Deus que me perdoe todos eles, como também aqueles que não consegui lembrar. A vós padre, peço a oração por mim, a absolvição dos meus pecados e a penitência que cumprirei com amor”.

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

É chamado sacramento da confissão, porque o reconhecimento, a confissão dos pecados perante o sacerdote é um elemento essencial deste sacramento.

Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados e receberem a graça santificante. Também é chamado de sacramento da Reconciliação.

A Quaresma começa na quarta-feira de Cinzas e termina imediatamente antes da Missa Vespertina in Coena Domini (quinta-feira Santa). “Os dias e tempos de penitência na Igreja universal são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma” (Código de Direito Canônico, 1250).

Oração de reconhecimento e decisão
Concedei-me a graça, meu Salvador, pela virtude do Sacramento da Penitência que acabo de receber, de não recair nestes pecados, e de levar de hoje em diante uma vida toda nova, sempre assistido pela vossa graça e perseverando no vosso amor até a hora da minha morte. Amém.”

Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.