Quais são os ativos mais líquidos?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

Os ativos mais líquidos são chamados de ativos circulantes. Esses ativos podem ser convertidos em dinheiro em menos de um ano e incluem dinheiro, títulos negociáveis, estoque e contas a receber. Esses ativos geram receita para sua empresa.

A liquidez é uma característica importante para investidores, pois permite que eles possam facilmente entrar e sair de uma posição de investimento. Ativos com alta liquidez, como ações negociadas em bolsa de valores, são considerados mais líquidos do que ativos com baixa liquidez, como imóveis ou obras de arte.

A fórmula para compreender o cálculo do Valor Líquido do Ativo – NAV, se dá na seguinte equação: (Valor de mercado dos títulos pertencentes ao fundo + caixa e outros ativos - total de todos os passivos do fundo) / número de ações em circulação.

Tipos de ativos do balanço patrimonial

  • Ativo circulante.
  • Ativo não circulante.
  • Ativo financeiro.
  • Ativos fixos.
  • Ativos intangíveis.
  • Ativos tangíveis.

Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.

O ativo circulante é mais líquido e pode ser convertido em dinheiro rapidamente, enquanto o ativo não circulante representa investimentos de longo prazo na empresa.

Investimento líquido - O que é, definição e conceito - 2021 Economy-Wiki.com. O investimento líquido é um termo utilizado na macroeconomia, pois reflete o aumento de capital após a redução da depreciação do período. O investimento na economia envolve o que se denomina formação de capital.

Como mencionado, os passivos circulantes dizem respeitos a todas as despesas, dívidas e obrigações financeiras cujo vencimento ocorrem em um prazo de até um ano.

Para o caso de quem busca liquidez diária, a melhor opção é o SELIC. No Tesouro SELIC, se você quiser resgatar o seu investimento antes do prazo final de vencimento, não há nenhum problema. Basta solicitar o resgate e, em um dia útil, o dinheiro estará na sua conta.

Dessa maneira, a liquidez está relacionado com a grau de negociabilidade de um ativo e a velocidade de converter em dinheiro. Vale lembrar que somente a velocidade da conversão em dinheiro não é suficiente para caracterizar um ativo como de boa liquidez.

Os principais exemplos de ativos financeiros são Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), Letra de Câmbio (LC), entre outros. Há também os de renda variável, como Ações, Fundos de Investimento e Exchange Traded Funds (ETFs).

O patrimônio líquido é um indicador contábil que representa a diferença entre o ativo e o passivo da organização. Ou seja, o PL demonstra a subtração entre os bens e direitos que uma empresa possui em relação às suas obrigações.

Qual é a definição de "ativos"? Por definição, ativos são itens que podem ser transformados em dinheiro. Ou seja, tratam-se de aplicações financeiras e outros bens, como casas, carros, ações ou participações em empresas, o estoque dessas empresas, e assim por diante.

Para fazer o cálculo do PL, basta subtrair seus valores ativos e valores passivos. Ou seja: Ativos (bens e direitos) – Passivos (obrigações) = Patrimônio Líquido da sua empresa.

Por isso, há dois tipos de ativos para uma companhia que se classificam por conta da sua conversibilidade em dinheiro. São eles: ativos circulantes e ativos não-circulantes.

  • Controle pela entidade. O primeiro aspecto a ser considerado na definição de ativo refere-se ao fato de que o benefício deve ser controlado por uma entidade em particular. ...
  • Resultado de eventos passados. Os ativos da entidade precisam necessariamente ser resultado de transações passadas. ...
  • Futuro benefício econômico.

Mas para isso temos que saber que o Ativo é dividido em 3 grandes grupos que são:

  • º - ATIVO CIRCULANTE.
  • º - ATIVO REALIZAVEL A LONGO PRAZO.
  • º - ATIVO PERMANENTE.

"Hoje, o principal ativo de uma empresa é o capital humano.

Ativos como os certificados de recebíveis – CRIs e CRAs – são os preferidos do momento. De acordo com o relatório desenvolvido pelo time de Research do BTG Pactual, empresas de construção civil, papel e logística são as melhores escolhas para você incluir no portfólio em 2023.

Confira algumas dicas para começar.

  1. Organize suas finanças. Para adquirir ativos financeiros, você precisa primeiro organizar suas finanças e entender como anda seu balanço patrimonial pessoal. ...
  2. Comece a juntar dinheiro. ...
  3. Forme uma reserva de emergência. ...
  4. Mire nos ativos de renda fixa. ...
  5. Diversifique seus ativos financeiros.