Quais são os ativos?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Por definição, ativos são itens que podem ser transformados em dinheiro. Ou seja, tratam-se de aplicações financeiras e outros bens, como casas, carros, ações ou participações em empresas, o estoque dessas empresas, e assim por diante.

Exemplos de ativos de uma empresa que provavelmente serão listados em balanço patrimonial incluem: dinheiro, investimentos temporários, contas a receber, estoque, despesas pré-pagas, investimentos de longo prazo, terrenos, edifícios, máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, veículos, boa vontade e muito mais.

Os Ativos Circulantes são todos aqueles que espera-se que sejam realizados ou consumidos durante o curso do exercício social seguinte à apresentação do Balanço Patrimonial. Já os Ativos Não Circulantes, espera-se que sejam realizados após o término do exercício social seguinte à apresentação do Balanço.

Dessa forma, a informação é considerada o ativo mais importante de uma organização. O valor da informação, segundo o pensamento teórico, se forma com base nas chamadas sete leis da informação (MOODY & WALSH, 1999):

Ativos como os certificados de recebíveis – CRIs e CRAs – são os preferidos do momento. De acordo com o relatório desenvolvido pelo time de Research do BTG Pactual, empresas de construção civil, papel e logística são as melhores escolhas para você incluir no portfólio em 2023.

Alguns exemplos de ativos são: estoque (de produtos acabados ou de matéria-prima); bens, como máquinas, equipamentos e prédios; e ainda contas de ativos financeiros, como investimentos ou duplicatas a receber. A sede da empresa, por exemplo, se for própria, é contabilizada como um ativo, pois faz parte do patrimônio.

Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências. Esse controle é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.

Ações são ativos financeiros de renda variável que representam parte do capital social de uma empresa. Logo, ao comprar ações, você se torna um acionista e passa a ter direito a dividendos de acordo com os rendimentos obtidos pela empresa.

Os ativos são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadorias, e os direitos. Ou seja, as dívidas a receber, ambos que a empresa possui e que podem ser convertidos em meios monetários.

adjetivo Pronto para agir; vivo, laborioso, diligente, empreendedor: trabalhador ativo. Que tem eficácia; enérgico, eficaz: remédio ativo. Que possui capacidade de ação; capaz de agir; diligente.

Ativos intangíveis são aqueles que não podem ser tocados porque não têm corpo, como licenças, marcas, patentes, direitos autorais, direitos de exibição de filmes, softwares, carteira de clientes, know how etc.

Sejam imóveis, equipamentos ou ações em bolsa de valores, os exemplos citados são conhecidos por serem ativos financeiros que fazem parte de um mecanismo de criação de valor de negócios ou portfólio que gera receita, agrega valor e é administrado.

Entende-se como ativos da empresa os bens, como os maquinários, dinheiro em caixa, móveis e imóveis, o que há no estoque em mercadorias e os direitos. Além disso, as dívidas a receber e tudo aquilo que pode ser convertido em bens monetários também entram nessa lista.

Passo a passo; como começar a investir em ações

  1. Ter certeza de que esse mercado se encaixa com o perfil investidor. ...
  2. Abrir conta em uma boa corretora de valores. ...
  3. Escolher a melhor estratégia. ...
  4. Decidir entre a mesa de operações ou o Home Broker. ...
  5. Escolher as ações e começar a formar uma carteira.

Na visão de analistas, um número em torno de 15 é adequado para um investidor pessoa física ter em carteira. “É possível ter uma carteira 'ótima' ao ter mais que dez ativos e não mais que 15 papéis.

Num mundo de incertezas, medos e inseguranças, cabe-nos buscar algo que esteja sob nosso controle – estou falando do CONHECIMENTO. O conhecimento é de fato, o ATIVO mais valioso que está ao nosso alcance.

O ativo do banco é o conjunto de elementos integrantes do ativo no balanço de um banco. Abrange os recursos com os quais a entidade desenvolve a sua atividade empresarial. No balanço de um banco, o ativo bancário é a soma de múltiplos elementos que constituem o ativo do mesmo.

Onde investir em 2022?*

  • Renda Fixa. Após a decisão do COPOM e a alta da Selic para 13,75% a.a., produtos de Renda Fixa vem se reafirmando no mercado novamente. ...
  • Ações. ...
  • BDRs. ...
  • Fundos Multimercado. ...
  • Fundos de Ações. ...
  • Fundos Imobiliários.

No que investir neste ano?

  1. Tesouro Selic. Esse investimento é um título emitido pelo Governo que paga, aos investidores, a taxa básica de juros, chamada taxa Selic. ...
  2. Títulos privados. Os títulos privados — que incluem o CDB, LCI e LCA — são parecidos com o Tesouro Selic. ...
  3. Fundos de investimento. ...
  4. Ações. ...
  5. CDB. ...
  6. BDR.