Quais são os assuntos de uma assembleia?
A assembleia geral ordinária presta-se justamente para discutir e deliberar assuntos pertinentes à toda a coletividade condominial. Por exemplo, eleição de síndico e da comissão fiscal.
O que se faz em uma assembleia?
A expressão Assembleia Geral indica uma reunião onde estão presentes a maior parte dos sócios de uma determinada organização ou associação, e que têm poder para tomar decisões relacionadas com essa organização. Assembleia também pode ser sinônimo de uma sociedade ou de um clube.
Quais são os tipos de assembleias?
Em geral, existem três tipos de assembleias, que são Assembleia Geral de Instalação (AGI), Assembleia Geral Ordinária (AGO), Assembleia Geral Extraordinária (AGE).
O que é discutido na Assembleia Geral?
Desde que conste da Ordem do Dia, qualquer matéria pode ser discutida e deliberada na assembleia geral ordinária, incluindo desde alteração de regulamento, votação de despesas, obras de benfeitoria, resolução de conflitos, rateios extras, renúncia do síndico, etc.
Qual é a diferença entre assembleia e uma reunião?
A principal diferença entre assembleia geral e reunião de sócios é que a primeira segue uma série de normas estabelecidas pelo Código Civil. Ou seja, não são os sócios ou mesmo a presidência quem decidem os protocolos a serem seguidos.
O que pode ser votado em assembleia?
Veja só alguns pontos que são decididos em assembleia: Eleição de síndico. Prestação de contas. Aprovação de orçamento do ano.
O que deve ser decidido em assembleia de condomínio?
A assembleia condominial é uma reunião prevista no Código Civil para que os condôminos possam discutir e decidir sobre diversas questões que envolvem o condomínio, como aprovação de contas, obras e eleição de síndico, por exemplo.
Como se inicia uma assembleia?
A assembleia é convocada por meio de carta registada, ENVIADA COM 10 DIAS DE ANTECEDÊNCIA, ou mediante aviso convocatório FEITO COM A MESMA ANTECEDÊNCIA, desde que haja recibo de recepção assinado pelos condôminos. Como sugestão, a organização da assembleia pode começar pelo menos 45 dias antes do seu acontecimento.
Como iniciar uma assembleia?
Saiba como organizar uma assembleia de condomínio
- Convocação com antecedência. ...
- Elaborar pautas pertinentes e objetivas. ...
- Ata é fundamental. ...
- Conduzir a assembleia de forma imparcial e ética.
Como conduzir uma assembleia geral?
O empresário, contabilista e síndico profissional Rodrigo Machado traz recomendações sobre como conduzir uma boa assembleia
- Definindo a pauta: “Se o assunto for à assembleia, já leve as soluções” ...
- Cheque os preparativos da convocação. ...
- Pense nos pilares do processo. ...
- Organize-se e siga protocolos de condução.
Quais são os três tipos de assembleia?
Quais são os tipos de assembleias de condomínio?
- Assembleia Geral de Instalação (AGI)
- Assembleia Geral Extraordinária (AGE)
- Assembleia Geral Ordinária (AGO)
Como fazer uma lista de presença de assembleia?
Os itens que compõem uma Lista de Presença variam de acordo com a necessidade e objetivo da reunião, mas alguns itens devem ser considerados 'obrigatórios':
- Data.
- Local.
- Pauta.
- Envolvidos (nome completo, contato e assinatura)
Que tipo de decisões são tomadas em uma assembleia?
Resposta verificada por especialistas. Em uma assembleia são tomas decisões que afetam coletivamente o grupo, sendo a reunião - com direito a voto - do maior número possível de afetados visto como a melhor solução para os problemas.
Quais são as funções mais importantes da Assembleia Geral?
A Assembleia Geral é um órgão em que os representantes de todos os países-membros se reúnem para debater questões relevantes para a humanidade. No plenário da Assembleia, os chefes de governo e de Estado dos países-membros realizam os seus discursos, e o Brasil é sempre o país que inicia a sequência de falas.
Qual a função do Assembleia Geral?
Atribuições Constitucionais da Assembleia. Legislar, apresentando, discutindo e deliberando proposições legislativas instituindo normas para o cumprimento de direitos e deveres na sociedade, através de projetos de leis, moções, resoluções, emendas, decretos legislativos.