Quais são os aspectos positivos e negativos do efeito estufa?

Perguntado por: vchaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. Sem a presença desse fenômeno, a temperatura na Terra seria muito baixa, em torno de -18ºC, o que impossibilitaria o desenvolvimento de seres vivos.

Inundações, aumento do nível do mar, furacões, deslizamentos da terra, ondas de calor, escassez de alimentos e limitações de água potável são alguns dos impactos sentidos pela sociedade, principalmente, em centros urbanos que representam mais da metade da população mundial.

Causas do efeito estufa. Esse mecanismo atmosférico funciona graças aos gases que retêm o calor na superfície terrestre. Devido a essa camada gasosa, no momento em que os raios solares atingem a terra, 50% deles ficam retidos na atmosfera. O restante da luz solar atinge o planeta, aquecendo-o e irradiando calor.

O efeito estufa é um fenômeno natural e benéfico para nós. Certos gases presentes na atmosfera retêm parte da radiação térmica emitida pela superfície terrestre depois de ter sido aquecida pelo sol, mantendo a temperatura do planeta em um nível adequado para o desenvolvimento da vida.

A principal causa do efeito estufa é a industrialização. Devido a esse processo, a queima de combustíveis de origem fóssil se intensificou nos últimos séculos. Os principais produtos da reação de combustão desses reagentes são os gases citados anteriormente como os principais para o efeito estufa.

Quais são os principais gases de efeito de estufa? O dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido nitroso são os principais GEEs. O CO2 perdura na atmosfera por até mil anos, o metano por cerca de uma década e o óxido nitroso por aproximadamente 120 anos.

O uso de combustíveis como petróleo e carvão, assim como alguns processos químicos e industriais, libera estes gases responsáveis pelo efeito estufa. Quando eles se acumulam muito, a temperatura aumenta além do normal. As árvores e algas marinhas são responsáveis por quebrar o gás carbônico e diminuir o problema.

7) São consequências do efeito estufa, exceto: a) Espécies vegetais e animais poderão ser extintos. b) Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. c) Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade.

Entre as principais consequências do efeito estufa, estão:
Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar. Inundações nas latitudes do norte e no Pacífico Equatorial. Extinção de espécies e danos irreparáveis a diversos ecossistemas.

Para comemorar, aqui estão cinco hábitos que você pode adotar no dia a dia para diminuir o impacto das mudanças climáticas no mundo.

  1. Produzir menos lixo. Evite comprar produtos com muitas embalagens e sempre recicle o que for possível. ...
  2. Ir de transporte público. ...
  3. Consumir produtos locais. ...
  4. Moderar no ar-condicionado.

O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.

As altas temperaturas provocadas pelos gases do efeito estufa desequilibram o sistema climático da Terra. Algumas das consequências são: elevação do nível médio dos oceanos, aumento da frequência das tempestades, ondas de calor, alteração do sistema de chuvas, etc.

O efeito estufa é o aumento da temperatura da Terra pela retenção do calor por certos gases atmosféricos, sendo que a poluição o intensifica e causa o aquecimento global.

Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de ...

Os Gases de Efeito Estufa (GEE) ou, em inglês, Greenhouse Gases (GHG) são substâncias gasosas naturalmente presentes na atmosfera e que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol e refletida pela superfície terrestre, dificultando o escape desta radiação (calor) para o espaço.

O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento.

As atitudes para evitar a emissão de gases do efeito estufa são: Produzir menos lixo e evitar produtos com muita embalagem e itens plásticos, uma vez que a decomposição em lixões e aterros sanitários produzem dióxido de carbono e metano.

Emissões industriais – Os gases lançados pelas indústrias são os maiores causadores do efeito estufa.