Quais são os artrópodes mais conhecidos?

Perguntado por: svasques6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

insetos

Os artrópodes mais conhecidos são os insetos (formigas, cigarras, borboletas), mas esse filo também é composto pelos crustáceos (caranguejos, siris, camarões), aracnídeos (aranhas, escorpiões), quilópodes (lacraias) e diplópodes (piolho-de-cobra).

Esses animais estão classificados em cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.

Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes. Veja a seguir as principais características desses grupos!

Ao estudar os artrópodes, costumamos separá-los em quatro grupos básicos: Quelicerados, Miriápodes, Crustáceos e Insetos.

Artrópodo (ou artrópode) vem do grego arthrós, articulação + pous, podós, pé. Etimologicamente, portanto, significa "pés articulados".

Os artrópodes são fonte de alimento direto para muitos anfíbios, peixes, mamíferos, aves e répteis. Vários desses invertebrados têm papel relevante para a vida de diversas espécies vegetais, especialmente os da ordem Hymenoptera – abelhas, vespas e formigas.

De acordo com evidências morfológicas e moleculares, podemos classificar os artrópodes em três linhagens diferentes: quelicerados, miriápodes e pancrustáceos. No grupo dos quelicerados, destacam-se os aracnídeos, que formam a maior parte dos quelicerados modernos. Nos miriápodes, temos os quilópodes e diplópodes.

Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).

Pela estimativa, para cada espécie de vegetal há 17 tipos de insetos, aracnídeos ou crustáceos; para cada espécie de ave, 71 de artrópodes foram encontradas; e para cada espécie de mamífero, nada menos que 270 variedades de artrópodes foram identificadas em San Lorenzo.

Os artrópodes são classificados em três subfilos, sendo eles: Crustacea, Chelicerata e Uniramia. O Filo Arthropoda abriga os animais mais abundantes do planeta. Eles apresentam, como característica principal, o corpo articulado; coberto por esqueleto externo (exoesqueleto).

Os artrópodes (do grego, arthros = articulado e podos = pés) são animais invertebrados que possuem como característica principal as patas articuladas.

INSETOS: São artrópodes com seis patas distribuída em três partes. Os insetos apresenta o corpo subdividido cabeça, tórax e abdome. Possuem um par de antenas e três pares de patas no tórax. Nas maioria das espécies, há dois pares de asas, mas há espécies com apenas um par e outros sem asas.

Tudo sobre Tarantula
São oito patas e oito olhos no total. Todas as Tarântulas podem produzir seda.

Os insetos, animais do filo dos artrópodes, constituem o grupo de animais com maior número de espécies existentes. Alguns representantes são muitos conhecidos, tais como os besouros, borboletas, mosquitos, abelhas, vespas, moscas, entre outros.

São exemplos de insetos: besouros, borboletas, percevejos, mosquitos, gafanhotos, entre tantos outros.

Uma equipe de cientistas encontrou no nordeste da Itália uma mosca e dois ácaros de 230 milhões de anos. Segundo o grupo, esses são os mais antigos artrópodes (classificação de invertebrados da qual fazem parte insetos, aracnídeos e crustáceos) encontrados até hoje.

Os artrópodes mais conhecidos são os insetos (formigas, cigarras, borboletas), mas esse filo também é composto pelos crustáceos (caranguejos, siris, camarões), aracnídeos (aranhas, escorpiões), quilópodes (lacraias) e diplópodes (piolho-de-cobra).

Os primeiros artrópodes (Filo Arthropoda) surgiram a mais de um bilhão de anos, nos mares do Pré-Cambriano e, a partir de um provável ancestral único e exclusivo, estes animais passaram por uma enorme irradiação evolutiva, ocupando atualmente os mais variados ambientes no planeta.

Os artrópodes correspondem a um filo de animais invertebrados que possuem esqueleto externo (exoesqueleto) e apêndices articulados. Esses animais podem habitar ambientes aquáticos e terrestres; e são representados, por exemplo, pelas aranhas, escorpiões, abelhas, formigas e joaninhas.