Quais são os artigos que existem?

Perguntado por: ocordoba . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

O artigo é o termo que acompanha o substantivo com a função de determinar ou especificar. Quando falamos em determinar, logo devemos pensar da seguinte forma: A garota – A afirmação está sendo feita sobre uma pessoa, que é a garota. Poderia também ser o amigo, a professora, ou qualquer outra pessoa de um modo geral.

O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).

São eles: artigo original, artigo de revisão e relato de caso.

Artigo indefinido (um, uma, uns, umas)
O artigo indefinido é o contrário do artigo definido, pois o indefinido não especifica com precisão os substantivos. Exemplo 1: Maria Júlia contou para a irmã uma história.

Anote que artigo definido, como o próprio nome diz, define um substantivo, determina gênero (masculino e feminino) e o número (singular ou plural). Em contrapartida, o artigo indefinido determina de um jeito vago o substantivo em questão, muitas vezes se referindo a um termo não mencionado anteriormente na oração.

Uns: artigo indefinido indicativo do masculino plural: uns amigos. Uma: artigo indefinido indicativo do feminino singular: uma amiga. Umas: artigo indefinido indicativo do feminino plural: umas amigas.

O artigo é a classe gramatical que geralmente antecede um substantivo, sendo variável em gênero e em número. Pode ser contraído com algumas preposições e, às vezes, ter outras funções nos enunciados conforme aprenderemos a seguir.

Isso porque, de acordo com o tipo de substantivo, os artigos podem variar entre a forma simples e a forma composta. Diz-se que um artigo está na forma simples quando ele está em sua forma natural, sem receber nenhum acréscimo. Isso ficará mais claro quando vermos os compostos. São artigos simples: o, a, os, as.

Artigos são palavras que acompanham os substantivos, indicando o seu número (singular ou plural) e o seu gênero (masculino ou feminino). Podem ser classificados em artigos definidos e indefinidos. Artigos definidos determinam os substantivos: o garoto. Artigos indefinidos indeterminam os substantivos: um garoto.

Artigos são a classe gramatical de palavras que tem a função de definir ou indefinir um substantivo. Eles também são responsáveis por indicar o gênero e o número dos substantivos, e exercem a função de adjunto adnominal, pois sempre acompanham os substantivos.

Em Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas.

Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.

Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.

Quando possui mais de um parágrafo, estes usam numeração ordinal com o símbolo § (que se lê “parágrafo”): § 1.º, § 2.º etc. Incisos de artigos são numerados com algarismos romanos: incisos I, II, III etc. Alíneas de artigos são identificadas por letras minúsculas, às vezes em itálico (alíneas a, b, c etc.).

  1. - O artigo pode ser retirado do contexto, sem alteração no sentido da frase; - Aponta um substantivo claro, vindo sempre antes dele; ...
  2. - O pronome pode ser referido a alguma pessoa do discurso no contexto; ...
  3. - A preposição não pode ser retirada do contexto, pois deixa o sentido da frase estranho;

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).

Exemplos: bom, alegre, puro, triste, notável. Adjetivo Derivado - palavras que derivam de substantivos ou verbos. Exemplos: articulado (verbo articular), visível (verbo ser), formoso (substantivo formosura), tristonho (substantivo triste).

Conforme a convenção gramatical, classifica-se como artigo definido as palavras a, o (com as variações para plural: as, os) e como artigo indefinido as palavras um, uma (com as variações para plural: uns, umas), reconhecidas por aparecerem na estrutura textual antepostas aos substantivos; ou seja, antecedem os nomes.

Alguns pronomes indefinidos são variáveis, ou seja, sofrem flexão de gênero e número, como nenhum, outro, qualquer. Outros são invariáveis, como tudo, nada, cada, quem.