Quais são os artesanatos típicos da região Centro-oeste?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Arte em madeira, prata e pedras semipreciosas, tapeçaria, olaria, trançado de fibras naturais e bordados compõem o artesanato do Centro-Oeste brasileiro. Na região Centro-Oeste do Brasil, o artesanato é influenciado diretamente pela cultura indígena e pelos colonos que ocuparam a área.

É no Centro-Oeste que se encontra a maior planície alagada do mundo: o Pantanal. Além dela, a vegetação que predomina é o Cerrado, que se caracteriza pela presença de árvores baixas, espaçadas com tronco e galhos retorcidos. Já o norte de Mato Grosso é caracterizado pela Floresta Amazônica.

Os tipos de artesanato são:

  • Tear;
  • Crochê;
  • Bordado;
  • Patchwork;
  • Reciclado;
  • EVA;
  • Feltro.

siriri

O siriri é uma dança folclórica dos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Em geral, a manifestação integra festas tradicionais e festejos religiosos da região Centro-Oeste.

A culinária típica da região Centro-Oeste é muito influenciada pelos indígenas da região. Diversificada em peixes, frutas e temperos, as combinações de sabores marcantes farão você sentir saudade de cada minuto sentado à mesa.

Região Centro-Oeste é uma das cinco regiões geográficas do Brasil. Nela está localizada a capital do país (Brasília) assim como importantes centros agropecuários. O Pantanal é um bioma brasileiro localizado na região Centro-Oeste. Constitui-se como uma planície inundável que possui uma elevada biodiversidade.

A música sertaneja é a principal marca de expressão musical da Região Centro-Oeste. Além dela, o rasqueado e a guarânia também estão presentes na região.

No Centro-Oeste, por exemplo, as festas juninas receberam influências de países fronteiriços, principalmente o Paraguai. Com isso, além da quadrilha tradicional, dança-se o cururu, uma dança comum no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde violeiros se desafiam com rimas em uma roda de dança.

Assim como nas comidas do Norte, o Centro-Oeste tem como herança culinária indígena a farinha de mandioca. Mas, essa região também herdou alguns hábitos alimentares de países vizinhos, como, por exemplo, a sopa paraguaia e as saltenãs bolivianas, que cruzaram a fronteira.

Curiosidades sobre a Região Centro-Oeste
O Centro-Oeste é a segunda maior região do Brasil. O maior número de habitantes da região Centro-Oeste está em Brasília. É a região que mais produz cereais e grãos . O agronegócio é a principal atividade econômica da região.

A região Centro-Oeste é conhecida por abrigar a capital administrativa do país, Brasília. Ela é formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e pelo Distrito Federal. Além disso, é dona de belezas naturais exuberantes e conta com uma economia bastante versátil e promissora.

A produção agropecuária é uma das principais atividades econômicas do Centro-Oeste brasileiro. O agronégocio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária.

A cerâmica é uma das formas de arte popular e de artesanato mais desenvolvidas no Brasil.

O artesanato tradicional compreende os saberes e modos de fazer artesanal que são passados de geração em geração em uma comunidade. Os objetos tradicionais fazem parte do modo de vida das pessoas de um local, em atividades cotidianas ou eventos importantes.

O artesanato consiste no próprio trabalho manual ou criação de um artesão. Com a mecanização da indústria, o artesão é visto como aquele que produz objetos que fazem parte da cultura popular.

O início desse ofício remete ao período neolítico, cerca de 6.000 a. C., no momento em que os grupos humanos fixaram suas moradias e introduziram a prática da agricultura, além de passarem a polir pedras, fabricar cerâmicas, tecer fibras animais e vegetais e retratar os rituais, danças e lutas nas pinturas rupestres.

COMO SE ORIGINOU O CROCHÊ
No século XIX, surge na França a expressão broder au crochet (literalmente, "bordar com o gancho"). Segundo os historiadores, os trabalhos em crochê têm origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI.