Quais são os aparelhos que servem para medir o vento?

Perguntado por: lcaetano5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O instrumento medidor de velocidade do vento é o anemômetro. Anemômetros medem a velocidade do deslocamento do fluxo do ar (vento). Existem vários tipos de anemômetros (anemômetros de hélice, anemômetro de conchas, anemômetro sônico, com modelos de painel ou portáteis).

Anemômetro é o dispositivo meteorológico usado para medir a velocidade e intensidade dos ventos, ou de outros fluídos em movimento. São utilizados em laboratórios de hidráulica, de aerodinâmica ou em algum fluido como os gases existentes nas estrelas e planetas.

Anemômetros são aparelhos que servem para medir vento, tanto velocidade quanto direção.

A biruta é comumente encontrada em aeroportos, aeródromos e heliportos, servindo para indicar o sentido de deslocamento do vento. A presença desse instrumento serve para orientar os pilotos durante as decolagens e aterrissagens das aeronaves, já que essas manobras são realizadas no sentido contrário ao do vento.

Anemômetro de copos
O instrumento é fixo e geralmente instalado em um mastro, onde o vento é melhor capturado. E os copos servem justamente para capturar o vento e girar as estacas. A velocidade é medida pelo número de rotações por minuto (RPM) e, assim, uma média é determinada.

Na ocasião, foram confeccionados aparelhos como o higrômetro, que avalia a umidade do ar, o biruta, que identifica a localização do vento, o pluviômetro, que mede a quantidade da água da chuva, e o anemômetro, que calcula a velocidade do vento.

Anemômetro digital mede e ou sinaliza a velocidade do ar (vento). No mercado existem diferentes tipos de anemômetros (anemômetros de hélice, anemômetro de conchas, anemômetro sônico, com modelos de painel ou portáteis).

Um velocímetro é um instrumento de medida da velocidade instantânea de um corpo em movimento, como um automóvel ou avião.

As birutas são desenvolvidas para fornecer a direção visual de vento de superfície e as informações de velocidade de vento aos pilotos, quando em voo ou no solo, nos aeroportos ou heliportos.

Os dois tipos principais de instrumentos medem a velocidade do vento são o anemômetro rotativo e o anemômetro de hélice (KRISTENSEN, 1993). Ambos os tipos de anemômetros consistem em dois subconjuntos; o sensor e o transdutor.

Estações meteorológicas – Neste campo, medir a velocidade do vento auxilia na identificação da mudança dos padrões climáticos. Prever uma tempestade, por exemplo, é de uma extrema importância para pilotos, navegadores, condutores, enfim, para a proteção e segurança de todos nós.

odômetro

O odômetro é um aparelho utilizado para medir distância percorrida.

Termógrafo – Registra a temperatura do ar. Termômetros de Máxima e Mínima – Indicam as temperaturas máxima e mínima do ar (°C) ocorridas no dia.

pluviômetro

O pluviômetro é um instrumento utilizado para coletar e medir as chuvas. A quantidade de água captada é mostrada em milímetros (mm).

Ventos Perigosos
Os ventos os superam 50 km/h. Furacão : vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 108 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos EUA. Os ventos precisam ter mais de 119 km/h para uma tempestade ser considerada um furacão.