Quais são os antissépticos mais utilizados?

Perguntado por: usalazar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Alguns dos antissépticos mais utilizados e indicados pelo médico, são:

  1. Álcool etílico. O álcool etílico é a substância mais eficaz na eliminação de bactérias, vírus e fungos, exercendo uma rápida ação. ...
  2. Clorexidina. ...
  3. Iodopovidona. ...
  4. Peróxido de hidrogênio. ...
  5. Permanganato de potássio. ...
  6. Triclosan.

Antissépticos são agentes biocidas normalmente utilizados para inibir crescimento de microrganismos em tecidos vivos, pele e mucosas, enquanto desinfetantes são mais utilizados em artigos e superfícies, podendo apresentar ação esporostática, dependendo de algumas condições de uso e tipo de agente1.

Os antissépticos mais utilizados atualmente são a clorexidina (CHG) e o polivinilpirrolidona iodo (PVPI) aplicados com esponja e/ou escova, apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomendar o uso de escovas para essa finalidade pelo seu efeito abrasivo(14).

O melhor desinfetante é a Clorexidina, um medicamento de uso cutâneo cuja substância ativa é o digluconato de clorexidina. Este antisséptico se aplica sobre a pele e é indicado para pequenos ferimentos e queimaduras leves.

Um antisséptico ideal deve ser capaz de destruir a forma vegetativa de todos os microrganismos patogênicos, requerer tempo limitado de exposição e ser eficaz em temperatura ambiente, não-corrosivo, atóxico para seres humanos e de baixo custo.

Tipos de antissépticos

  1. Álcool etílico. O álcool etílico é a substância mais eficaz na eliminação de bactérias, vírus e fungos, exercendo uma rápida ação. ...
  2. Clorexidina. ...
  3. Iodopovidona. ...
  4. Peróxido de hidrogênio. ...
  5. Permanganato de potássio. ...
  6. Triclosan.

Diversas soluções antissépticas podem ser utilizadas na antissepsia cutânea. Os produtos mais utilizados são o álcool a 70%, iodopovidona 10% e o gluconato de clorexidina alcoólica 0,5% e a 2% que podem ser encontrados em formulações aquosa, alcoólica e degermante.

A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.

A clorexidina deve ser usada somente sobre a pele ou mucosas, conforme orientado pelo médico.

  1. Clorexidina degermante. ...
  2. Clorexidina spray. ...
  3. Clorexidina solução. ...
  4. Clorexidina enxaguante bucal.

São agentes biocidas, utilizados para inibir o crescimento de microrganismo na pele e mucosas. Também são considerados antissépticos os agentes utilizados para desinfestar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por ação de bactérias.

Clorexidina é um antisséptico químico com ação antibacteriana. A substância faz com que o equilíbrio osmótico dos microrganismos seja alterado. Em palavras bem mais simples, podemos dizer que a clorexidina ajuda a eliminar bactérias que temos em nossa boca e que podem ser prejudiciais à saúde bucal.

Normalmente, a aplicação do antisséptico é realizada duas vezes ao dia, em uma quantidade de 10 a 20 ml, com tempo de aplicação de 30 a 60 segundos.

Alguns dos antissépticos mais utilizados são:

  • Álcool 70%
  • Solução alcoólica de clorexidina (0,5%)
  • Solução aquosa de clorexidina (0,2%)
  • Iodóforos.

O álcool é contra-indicado para feridas abertas. Estudos científicos mostram também que a água oxigenada não é totalmente eficaz a eliminar microrganismos. Lave bem a ferida: caso contrário, mesmo com um anti-séptico, pode infectar. Aplique um anti-séptico e seque a zona com um pano limpo ou compressa.

Este medicamento é destinado ao tratamento tópico das infecções de superfície, causadas por microrganismos sensíveis à rifamicina.

Sobre o Produto
O que é: Merthiolate tem ação específica sobre as bactérias, dificultando a sua proliferação. Possui a propriedade de matar bactérias (bactericida). Para que serve: Merthiolate é indicado na antissepsia (desinfecção e limpeza) da pele e de pequenos ferimentos.