Quais são os antidepressivos que mais engordam?

Perguntado por: drosa8 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Mirtazapina, amitriptilina, mianserina, ziprazidona, pimozida, carbamazepina, oxcarbamazepina, ácido valpróico, imipramina, clomipramina, paroxetina. Em geral os antidepressivos mais antigos são mais propensos a causar ganho de peso do que os ISRS [inibidores seletivos da recaptação de serotonina].

A Fluoxetina é um medicamento para controle da ansiedade, mas também é amplamente utilizada para emagrecer. Sua ação baseia-se em controlar a compulsão alimentar e promover a perda de peso.

Acompanhar as refeições com mais vegetais, alimenta de forma saudável as tentações provocadas pela sensação de fome ao longo do dia. O iogurte também é um bom substituto dos lanches açucarados, bem como fazer um bolo em casa ou outra sobremesa ajuda na tarefa.

Os remédios mais utilizados para emagrecer, receitados pelo médico, são:

  1. Sibutramina. ...
  2. Orlistat. ...
  3. Saxenda (Liraglutida) ...
  4. Cloridrato de lorcaserina (Belviq) ...
  5. Fentermina. ...
  6. Naltrexona e Bupropiona.

Segundo Durval Ribas, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), alguns antidepressivos funcionam para o emagrecimento porque atuam no sistema nervoso central da mesma maneira que a maioria dos remédios antiobesidade.

Setralina engorda? A sertralina pode causar algumas alterações no sistema digestivo e no apetite. Por conseguinte, isso pode proporcionar ganho ou perda de peso. Mas estudos indicam que isso acontece no início do tratamento.

O Rivotril é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, funciona como ansiolítico, costuma ter também efeito sedativo, e não costuma acarretar ganho ou perda de peso.

Olá, o Clonazepan pode provocar alterações de peso que tanto podem significar a perda quanto o ganho de peso, como resultado de efeitos colaterais do seu uso. O aumento do apetite é um dos efeitos colaterais possíveis de ocorrer com o uso do clonazepan, que poderia levar a um aumento do peso.

Na receita também constava um combinado do farmaco orlistate com morosil - um extrato de suco de laranja vernelho que combate a gordura localizada. Seus componentes inibem as enzimas do fígado, dificultando que o órgão exerça a sua função.

Remédios para compulsão alimentar

  • Cloridrato de sertralina;
  • Cloridrato de fluoxetina;
  • Orlistate;
  • Metformina;
  • Cloridrato de sibutramina;
  • Dimesilato de lisdexanfetamina.

O Em7 Caps foi eleito o melhor remédio para emagrecer em 2022 pelo Portal UOL, por ser o mais seguro com fórmula aprovada pela ANVISA.

De acordo com a médica psiquiátrica Danielle H. Admoni, a sertralina não é um remédio diretamente relacionado ao ganho ou à perda de peso como outros antidepressivos — como a fluoxetina e a vortioxetina, que podem levar ao emagrecimento; e a mirtazapina, que pode gerar os quilos a mais na balança.

A amitriptilina não possui substâncias capazes de causar o emagrecimento. Entretanto, o medicamento é capaz de desencadear transtornos psíquicos que levam à transtornos alimentares, como a anorexia, que é caracterizada pela distorção de imagem e diminuição drástica do apetite, levando à perda de peso.

A amitriptilina engorda em alguns casos. De fato, entre os seus efeitos colaterais está o ganho de peso. Em outras palavras, o uso dessa medicação pode aumentar o apetite, provocar alterações intestinais, entre outros.

O cloridrato de fluoxetina emagrece, pois esse pode se um de seus efeitos colaterais – por ser um antidepressivo que regula diversas substâncias no organismo do paciente. Apesar de não atuar no controle da fome, é capaz de levar o paciente a perda de peso.

A droga que emagrece mais rápido é chamada de droga estimulante, caracterizada por acelerar as atividades nervosas. Com isso, o metabolismo do sujeito fica muito mais acelerado levando-o a comer menos. As drogas estimulantes podem ser de variados tipos. Podem ser vegetais, sintetizados ou produzidos em laboratórios.

Rivotril (clonazepam) é uma medicação da classe dos benzodiazepinicos, podendo causar dependência a longo prazo. Isso depende da quantia usada e por quanto tempo. Já a Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico, com forma de ação diferente do Clonazepam e que não causa dependência. Espero ter ajudado!

Ou a fluoxetina engorda? Antes de tudo, é bom saber: ela pode causar alterações no peso, tanto para menos, como para mais. Isso acontece porque a falta de apetite ou o consumo exagerado de alimentos podem ser sintomas da depressão e da ansiedade. A ação da fluoxetina irá regular o organismo.