Quais são os antidepressivos mais fortes?

Perguntado por: lvieira8 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

O Wellbutrin atua no neurotransmissor Dopamina que em geral dá mais disposição e ânimo dependendo de cada paciente, de seus comportamentos e dos sintomas dele.

Antidepressivos mais modernos

  • Inibidores de recaptação de noradrenalina-dopamina (por exemplo, a bupropiona)
  • Moduladores de serotonina (como mirtazapina e trazodona)
  • Inibidores de recaptação de serotonina-noradrenalina (como venlafaxina e duloxetina)

O diazepam produz um efeito calmante no corpo e também funciona como sedativo. O efeito é notado após 20 minutos de sua ingestão, sendo que sua concentração máxima é atingida de 30 a 90 minutos depois de sua administração.

Rivotril (clonazepam) é uma medicação da classe dos benzodiazepinicos, podendo causar dependência a longo prazo. Isso depende da quantia usada e por quanto tempo. Já a Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico, com forma de ação diferente do Clonazepam e que não causa dependência. Espero ter ajudado!

Os antidepressivos dessa classe mais populares são a fluoxetina, citalopram, paroxetina, sertralina, fluvoxamina e escitalopram.

Conforme mencionamos acima, o clonazepam pertence ao grupo dos benzodiazepínicos e é um remédio ansiolítico, atuando no sistema nervoso central e tendo um poder sedativo. Ele é prescrito e indicado para tratamentos de distúrbios de ansiedade como síndrome do pânico, ansiedade generalizada e ansiedade social.

Algumas opções de antidepressivos que não provocam alterações no peso são fluoxetina, bupropiona ou duloxetina, por exemplo. Principais antidepressivos: clonazepam, amitriptilina, mirtazapina, nortriptilina, imipramina, escitalopram, trimipramina e paroxetina.

Também por contar com ação mais rápida do que outros antidepressivos, a desvenlafaxina é classificada por Duailibi como a terceira revolução no tratamento de transtornos depressivos.

Ambos são antidepressivos (ISRSs), eficientes, diferentes apenas no efeitos indesejáveis, a fluoxetinamais colaterais do que a sertralina e ligeiramente menos eficaz.

Existem remédios e suplementos que podem acabar com o cansaço ou mesmo ser usados como complemento ao tratamento prescrito pelo médico:

  1. Rhodiola Rosea. ...
  2. Ginseng. ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Melatonina. ...
  5. Sulbutiamina.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

Anti-inflamatórios podem reduzir a eficácia de antidepressivos, segundo revela estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Como sair da depressão em 7 passos

  1. Construa uma rede de apoio. ...
  2. Reduza o estresse ao máximo. ...
  3. Melhore sua higiene do sono. ...
  4. Melhore seus hábitos alimentares. ...
  5. Aprenda a lidar com os pensamentos negativos. ...
  6. Combata a procrastinação. ...
  7. Aumente sua serotonina naturalmente.

Os ISRS, considerados de última geração, possuem efeitos colaterais menos pronunciados e têm ação mais direcionada na serotonina. Exemplos incluem a fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram e escitalopram.

Bromazepam: recomendado para ansiedade, tensão e outras condições somáticas; Zolpidem: o tratamento com esse medicamento não pode ser longo, pois há risco de dependência e tolerância.

O midazolam é um benzodiazepínico imidazólico que tem efeitos depressores no sistema nervoso central (SNC) com rápido início de ação e poucos efeitos adversos. Essa droga pode ser administrada por diversas vias incluindo oral, intravenosa, intranasal e intramuscular.