Quais são os anticoncepcionais que não engorda?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 5 votos

Tanto os anticoncepcionais orais como os injetáveis são composições de baixas doses de hormônios e não engordam", explica Moraes. Apesar do avanço nas formulações, de acordo com Hachul, os anticoncepcionais que mais retêm líquido são os injetáveis, sobretudo os trimestrais.

Alimentação adequada e exercícios físicos ajudam a manter o peso e não tem essa sensação de inchaço.

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.

A principal indicação do orlistat é auxiliar na redução de peso, em conjunto com dieta de baixa caloria e atividade física regular. Esse medicamento auxilia no emagrecimento, principalmente em casos em que a pessoa possui uma alimentação rica em gorduras.

Orlistate ou orlistat (Orlistat STADA®, Lystate® e Lipiblock®)

Diante dos resultados, sem considerar a esterilização, que tem eficácia total, podemos destacar a pílula anticoncepcional como o método mais seguro. Ela se mostrou eficaz em 99,9% dos casos. O preservativo masculino, que também está entre os mais usados do Brasil, pode ter falha entre 8 e até 20%.

Lista de anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal

  • Norestin.
  • Cerazette.
  • Nactali.
  • Juliet.

A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como na pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação da pílula só de progestina é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.

Nesse sentido, o anticoncepcional pode atrapalhar a definição do corpo, mas não o emagrecimento em si. Porém, existe relação entre a hipertrofia e o emagrecimento, uma vez que o aumento da massa magra pode ajudar na perda de gordura.

Os sintomas mais comuns relatados pelas mulheres são: Inchaço ou ganho de peso: esse é um dos sintomas que mais assusta as mulheres, pois a alteração hormonal pode facilitar o ganho de peso.

Ingerir alimentos ricos em água, como rabanete, nabo, couve-flor, melancia, morango, abacaxi, maçã ou cenoura; Aumentar o consumo de alimentos ricos em potássio, como folhas de beterraba cozida, lentilha, abacate, iogurte desnatado e banana.

A sensação desagradável de inchaço acontece porque o estrogênio também afeta a forma como o corpo metaboliza a água, influenciando a produção de certas proteínas nos rins. O resultado é que o corpo retém mais líquido do que o normal. E esse líquido penetra nas células de gordura, fazendo com que elas inchem.

A pílula anticoncepcional inibe a ovulação e torna o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides e evitando, assim, a fecundação. Portanto, ela não pode ser considerada um método abortivo. A pílula anticoncepcional é 100% eficaz? Não existe método 100% eficaz.

Isso se deve à retenção de líquidos que o método contraceptivo pode causar! Por isso, quando você decide parar de tomar esse método contraceptivo, um dos primeiros efeitos é a perda de peso.

Quais métodos contraceptivos têm menos efeitos colaterais?

  • Camisinha (masculina e feminina).
  • DIU de cobre.
  • Capuz cervical.
  • Diafragma.
  • Esponja contraceptiva.