Quais são os anticoncepcionais mais saudável?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Diante dos resultados, sem considerar a esterilização, que tem eficácia total, podemos destacar a pílula anticoncepcional como o método mais seguro. Ela se mostrou eficaz em 99,9% dos casos. O preservativo masculino, que também está entre os mais usados do Brasil, pode ter falha entre 8 e até 20%.

DIU de cobre e prata: Também tem um formato de T, mas além do cobre, é revestido com prata, que entra como um atenuante, ao reduzir a oxidação causada pelo cobre no organismo e aumentar o efeito contraceptivo. Esse tipo de DIU também diminui os efeitos colaterais em relação ao de cobre ao reduzir o fluxo menstrual.

A minipílula exerce seu efeito contraceptivo de várias formas. Assim como na pílula de estrogênio e progesterona, a minipílula também age impedindo a ovulação. Porém, esse efeito supressor da ovulação da pílula só de progestina é bem mais fraco que os dos anticoncepcionais tradicionais.

Lista de anticoncepcionais com baixa dosagem hormonal

  • Norestin.
  • Cerazette.
  • Nactali.
  • Juliet.

8 opções eficientes de contracepção não hormonal para você experimentar

  1. Preservativos. Os preservativos são o método contraceptivo não hormonal mais popular do mundo. ...
  2. Espermicida. ...
  3. Esponja contraceptiva. ...
  4. Capuz cervical. ...
  5. Diafragma. ...
  6. Opções permanentes e de longo prazo. ...
  7. Planejamento familiar natural.
  • Camisinha masculina. Além de contraceptivo, oferece proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. ...
  • Camisinha feminina. Tem taxa de eficácia semelhante à camisinha masculina e também previne DSTs. ...
  • Diafragma. ...
  • DIU de cobre. ...
  • Temperatura basal. ...
  • Tabelinha.

Para a maioria das pessoas pílulas hormonais combinadas, adesivos e o anel não parecem causar aumento de peso e o DIU também não causa aumento de peso.

Os mais modernos e mais utilizados estão disponíveis em uma cartela (ou blíster) que contém 21 comprimidos, com as mesmas doses de estrogênio e progesterona. Estes anticoncepcionais orais modernos também são conhecidos como anticoncepcionais de baixa dosagem, pois contêm 30 m g ou menos de estrogênio.

O Yaz, o medicamento irmão mais novo do Yasmin, contém menos estrógeno. A linha apresentou vendas mundiais de cerca de US$ 1,8 bilhão no ano passado, com base no posicionamento bem-sucedido pela Bayer do Yasmin e Yaz como os medicamentos ideais para mulheres com menos de 35 anos.

Camisinha. Esse método contraceptivo não hormonal é o mais tradicional de contracepção, caracterizado por um revestimento de látex, poliuretano ou silicone. É um material bem fino, mas muito resistente, que cobre o pênis durante a relação sexual retendo o esperma e impedindo que ele entre em contato com a vagina.

Minipílula: A minipílula ou pílula sem estrogênio possui somente progesterona. É a pílula indicada para mulheres que estão amamentando e querem evitar uma nova gravidez.

Os anticoncepcionais orais monofásicos – ou de um só hormônio, no caso a progesterona, têm um risco menor de desencadear trombose, se comparados aos anticoncepcionais de hormônios combinados: progesterona e estrogênio.

Quais são os sinais de que o anticoncepcional faz mal à sua saúde?

  1. Alterações no fluxo menstrual. ...
  2. Perda de libido. ...
  3. Redução na lubrificação vaginal. ...
  4. Inchaço e sensibilidade nas mamas. ...
  5. Anticoncepcional faz mal ao sistema cardiovascular. ...
  6. Diversos sintomas físicos. ...
  7. Aumento na quantidade de espinhas. ...
  8. Alterações no humor.

A maioria das pílulas anticoncepcionais vem em caixas com 21 comprimidos, mas há marcas com 28 comprimidos, sendo os últimos 7 compostos apenas por açúcar ou qualquer outra substância inócua. As caixas com 28 comprimidos servem para que a mulher não tenha que todo mês ficar contanto 7 dias sem tomar a pílula.

Sim, os anticoncepcionais orais devem ser tomados preferencialmente durante o dia e nunca à noite antes de dormir! Quanto à sua eficácia para prevenção de gestação, em nada muda se tomado de manhã ou à noite, desde que tomados preferencialmente sempre no mesmo horário!

Essa é uma das perguntas que eu mais respondo: pode tomar anticoncepcional sem pausa, emendar cartela? Mas não faz mal? A resposta é PODE.

Para a maioria dos medicamentos, essa troca não representa grandes problemas. No entanto, em certos casos, chega a comprometer o tratamento. “Essa diferença, se for para mais, pode aumentar eventos adversos ou até mesmo provocar intoxicação.

Atualmente, temos o que chamamos de pílulas de baixa dosagem, que são as pílulas com dose de etinil-estradiol menor que 50 mcg. Hoje no mercado, só temos pílulas de baixa dosagem que variam de 35 mcg até 15 mcg. Em relação aos progestágenos existem diversos tipos que variam no seu efeito clínico.

Nos casos de dores de cabeça e anticoncepcionais, os métodos a base de progesterona são eficientes, já que, em geral, essas dores são efeitos colaterais dos métodos que possuem estrógeno em sua composição. Além das pílulas, existem outros métodos hormonais livres de estrógeno, como DIU hormonal, Implanon, entre outros.

Exemplo de pílulas com estrogênio natural são o Qlaira® e o Stezza®.