Quais são os anti-hipertensivos mais utilizados?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Isoladamente, os fármacos específicos mais utilizados para o tratamento da hipertensão foram, em ordem decrescente de uso: hidroclorotiazida, losartana, captopril, enalapril, atenolol e anlodipino, que corresponderam a, aproximadamente, 81,0% de todos os fármacos declarados (Tabela 3).

Anti-hipertensivos: BRA
Os Bloqueadores do Receptor de Angiotensina II (BRA) são representantes dessa classe a losartana, candesartan, eprosartan, ibersatan, telmisartan e valsartana.

Esta recomendação se baseia, dentre outros estudos, no estudo ALLHAT3, um grande ensaio clínico randomizado envolvendo mais de 40.000 pacientes que demonstrou que a clortalidona foi tão eficaz quanto anti-hipertensivos mais modernos (lisinopril e anlodipina) na redução da mortalidade e infarto agudo do miocárdio, porém ...

Qual remédio substitui o losartana? A telmisartana, a valsartana e a candesartana são os fármacos mais prescritos para substituir a losartana. Eles pertencem à mesma classe farmacêutica, conhecida como bloqueadores de receptores de angiotensina.

Nesses dois estudos clínicos controlados em pacientes com insuficiência cardíaca, losartana potássica em geral foi bem tolerado e seu perfil de tolerabilidade foi superior ao do captopril, conforme avaliado pela incidência significativamente mais baixa de descontinuações por efeitos adversos e incidência ...

CONCLUSÃO: Enalapril tem efeitos semelhantes aos losartan sobre a pressão arterial sistêmica, função renal e UA soro em pacientes com DRC, mas carrega um risco maior de tosse seca. Estudos maiores são necessários para avaliar os efeitos desses medicamentos sobre os resultados clínicos.

Diuréticos tiazídicos
O tiazídicos são a classe de diuréticos mais indicada no tratamento da hipertensão. São drogas baratas e com bons resultados, principalmente para a população negra, idosos e diabéticos.

Indicações de uso. Atenolol é indicado para pacientes com hipertensão arterial, angina pectoris (dor no peito ao esforço), arritmias cardíacas e infarto do miocárdio.

Entretanto, os tiazídicos são melhores escolhas para o tratamento da hipertensão do que os outros, sendo, por isso, opções de primeira linha. Isso se deve, provavelmente, ao fato de terem ação mais prolongada do que os demais, sendo eficazes com uma dose única diária, o que leva a menos efeitos colaterais.

A dose inicial usual é de 50 mg de losartana uma vez por dia. Se a meta para a pressão arterial não for atingida com 50 mg de losartana, seu médico poderá prescrever uma combinação de losartana e baixa dose de hidroclorotiazida (12,5 mg).

Embora as pessoas que estão começando o tratamento para a hipertensão possam se beneficiar igualmente de qualquer um desses medicamentos, o estudo recente relata que os ARBs podem ter menos efeitos colaterais relacionados aos medicamentos do que os inibidores da ECA.

Losartana: nomes comerciais
Aqui, vale ressaltar o medicamento de referência (ou seja, o “original” ou pioneiro em sua forma de atuação): o Cozaar, do laboratório Merck Sharp & Dohme, que também é o mais famoso dos nomes comerciais da losartana.

Isordil 5mg Com 30 Comprimidos Sublingual.

A partir da análise dos artigos, identificou-se que o captopril é utilizado na dosagem de 25mg e sua administração via sublingual foi eficiente ao diminuir a pressão arterial significativamente com ação rápida, com redução maior que quando comparada a administração via oral.

RESULTADOS: O captopril e atenolol foram igualmente eficazes na redução da pressão arterial para uma média de 144/83 mm Hg e 143/81 mm Hg, respectivamente, com uma proporção similar de pacientes (27% e 31%) requerem três ou mais tratamentos anti-hipertensivos.

No entanto, atenolol média reduzida noturna ambulatoriais de pressão arterial sistólica e diastólica de forma mais eficaz do que o enalapril, amlodipina, ou losartan (mas não a hidroclorotiazida).

Essa ação pode variar de 6 a 24 horas.

Como já foi dito o Captopril impede a sua formação, pois inibe a ação da enzima de conversão da angiotensina (ECA), com isso não há a conversão de angiostensina I em angiotensina II, enquanto que losartana impede o seu funcionamento através de antagonismo, uma vez que compete pelo mesmo receptor AT1 com a angiotensina.

O mais conhecido e emblemático dos remédios para pressão utilizados para o tratamento preventivo da enxaqueca se chama propranolol. É usado há pelo menos 60 anos com essa finalidade. Pertence a uma família de remédios para pressão chamados betabloqueadores.