Quais são os animais que vivem no ar?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Lista de animais que voam

  • Abelha-europeia (Apis mellifera)
  • Albatroz-gigante (Diomedea exulans)
  • Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti)
  • Águia-pescadora (Pandion haliaetus)
  • Águia-real (Aquila chrysaetos)
  • Fuselo (Limosa lapponica)
  • Vespa-alemã (Vespula germanica)
  • Grifo-de-rüppell (Gyps rueppelli)

Os animais voadores usam suas asas para subir e descer pelos céus, enquanto aqueles que podem planar simplesmente usam o vento para ficar no ar. Os animais planadores são considerados animais aéreos, mas não voadores.

Animais são todos os organismos multicelulares, eucariontes (ou seja, suas células possuem uma membrana nuclear individualizada e diferentes tipos de organelas) e que têm nutrição heterotrófica (são incapazes de produzir o seu próprio alimento).

o morcego

Único mamífero que voa por conta própria, o morcego é um acrobata do ar: faz manobras bruscas, voa em condições turbulentas e paira no ar. Tanta habilidade não depende só do sofisticado sistema de localização espacial que funciona como um sonar. Parte do segredo está oculta em suas asas.

Há alguns animais que vivem na terra (porco, cavalo, ovelha, vaca); outros vivem na água (peixes, golfinhos); outros vivem na terra e no ar (pássaros, abelhas, borboletas, joaninhas, saltões) e outros vivem na terra e na água (rã, cobra).

Os animais têm seus abrigos na natureza. Esses abrigos podem ser em árvores, na terra, na água e é chamado de hábitat. Existem animais que chamamos de terrestres porque nascem e vivem na terra. Seu hábitat é o solo.

Em todo o planeta Terra o ser humano necessita desse recurso para a sua sobrevivência, que no espaço geográfico do mundo nenhum ser humano, nem os animais, aves e plantas conseguem viver sem o ar. Quando mergulhamos precisamos respirar o ar, para que possamos demorar debaixo da água.

Insetos voadores himenópteros (Hymenoptera)
A ordem dos himenópteros é uma das maiores existentes pois inclui mais de 150.000 espécies. Dentro deste grande grupo, também encontramos alguns dos insetos voadores mais comuns e conhecidos, já que todas as espécies de vespas, abelhas, mamangabas e formigas pertencem a ele.

Alguns exemplos de animais aéreos são: O colibri. Também conhecido como “beija-flor”, é a menor ave do mundo, dentro do grupo dos vertebrados.

beija-flor

O beija-flor é o único pássaro que consegue voar em marcha à ré e ficar parado no ar enquanto bate as asas.

patos

Inclusive, existem mais de 30 espécies do animal, sendo que todos os patos voam. Uma outra curiosidade interessante sobre eles é a habilidade de voar, nadar e andar. São poucos os animais que conseguem realizar esses três feitos.

Com cerca de 30 centímetros de uma ponta à outra das asas, a mariposa-imperador (Thysania agrippina) é o inseto com maior envergadura. Conseguia tapar-lhe a cara se pousasse no seu nariz. Nada que impressione tanto como libélula Meganeura monyi, com 75 centímetros de envergadura – o maior inseto voador de sempre.

Os Quirópteros (Ordem Chiroptera) são os únicos mamíferos voadores. Isso se deve a uma série de adaptações morfológicas como: Mãos com dedos longos (exceto o polegar) que são interligados por uma membrana que se estende até o tornozelo.

ELES SÃO DIVIDIDOS EM CINCO GRUPOS: PEIXES, RÉPTEIS, ANFÍBIOS, AVES E MAMÍFEROS.

Os seus representantes são as aves, répteis, mamíferos, anfíbios e peixes.

Animais herbívoros, onívoros e carnívoros
Os animais são frequentemente classificados de acordo com o tipo de alimento que ingerem, podendo receber a denominação de herbívoros, onívoros ou carnívoros.

ornitorrincos

Mais de 200 anos depois, os ornitorrincos, que são naturais da Austrália e da Tasmânia, continuam intrigando por suas características peculiares. Uma das mais famosas é o fato deles, junto com as equidnas, serem os únicos mamíferos que botam ovos, ou seja, são ovíparos.