Quais são os animais que não enxergam?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Formigas, rinocerontes, tamanduás e preguiças são extremamente míopes. Já os bovinos, equinos e as lebres não têm visão central, visão foveal, aquela que nos fornece a visão de detalhes. CURIODIDADES: com frequência muitos animais são acromatas. Condição próxima da que conhecemos nos humanos como Daltonismo.

"Em invertebrados, além das abelhas, alguns crustáceos têm visão das cores. Entre vertebrados, pelo menos alguns peixes ósseos, tartarugas, lagartos e aves podem discriminar cores.

Em tempo: entre os poucos animais que enxergam em preto-e-branco estão os peixes abissais, que, aliás, não sofrem muito com isso. Afinal, nas profundezas dos mares, onde a iluminação é baixíssima, não existem cores para ser vistas. Eles enxergam com estranhas variações nas cores.

Cientistas descobriram que suas retinas têm cinco cones sensíveis à cor. Humanos têm só três, que enxergam comprimentos de vermelho, azul e verde –o resto é mistura. Galinhas nos superam com um cone para violeta e alguns comprimentos ultravioleta e com um quinto receptor, ainda pouco compreendido.

Na escuridão total, eles não vêem quase nada, mas são capazes de enxergar com muito pouca luz – o equivalente a algo entre 40% e 50% a mais que nós, humanos.

“As cobras, como todos os outros animais, estão bem-adaptadas ao seu ambiente e ao seu estilo de vida. Assim, as espécies subterrâneas enxergam mal enquanto algumas espécies que vivem em árvores têm uma visão mais desenvolvida e até percebem as cores muito bem.

A ciência já sabia que nos olhos do sapos há dois tipos de estruturas sensíveis à luz (células fotorreceptoras do tipo bastonete), capazes de perceber diferentes espectros luminosos (um tipo é mais sensível ao verde, e o outro ao azul).

Os bovinos apresentam a estrutura dos olhos bem parecida com a dos humanos, fato este que o permite distinguir as cores, ou seja, enxergar colorido e não somente branco e preto. Entretanto, não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, tendo neste aspecto habilidade inferior àquela que possuímos.

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental. Naturalmente, costuma viver em grupos nas florestas.

Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores. Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.

Enquanto os humanos são capazes de enxergar 150 cores e terem sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde, os cachorros limitam-se apenas a 40 cores e são sensíveis apenas alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o rest em cinza.

O rei das cores é o Squilla mantis, um tipo de camarão capaz de enxergar uma gama de cores muito maior que a observada pelo olho humano. Esse crustáceo leva vantagem sobre nós por ter uma retina com mais tipos de cones, os pigmentos que permitem enxergar colorido.

Portanto, eles não percebem as cores vermelha e laranja. Isso significa que a coloração dos tigres é verde para eles, o que lhes permite se camuflar perfeitamente ao meio ambiente, especialmente entre vegetação.

Visão: como os insetos “enxergam”? Grande parte dos insetos possui, além de olhos, ocelos no topo de suas cabeças. Essas estruturas também são sensíveis à luz, entretanto, diferentemente dos olhos compostos, não são capazes de formar imagens complexas.

PORQUE A GALINHA DORME CEDO???
" - PORQUE ELA NÃO AGUENTA MAIS O GALO... E A MEIA NOITE TEM A MISSA DO GALO!!! "

Se os primeiros ovos amnióticos surgiram há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as primeiras galinhas por volta de 58 mil anos, agora fica bem mais fácil de responder à pergunta inicial. E a resposta é: quem veio primeiro foi o ovo.

Bico aberto por muito tempo
A abertura do bico possibilita a perda de calor por meio da evaporação. Quando as aves permanecem por muito tempo dessa forma, é preciso ter atenção, uma vez que, com esse comportamento, há um aumento da taxa respiratória.

Os lobos, por outro lado, passaram este mesmo período vivendo na natureza selvagem. Apesar de algumas pessoas terem lobos como animais de estimação, criando-os desde filhotes, eles são animais instintivos que não podem ser totalmente domesticados.

Os profissionais lembram que, ao contrário de cães, estes animais não foram domesticados por séculos de criação em cativeiro. “Por conta disso, é bastante improvável que eles se tornem domesticados ao crescerem, mesmo se criados por humanos desde cedo.