Quais são os animais que menstruam?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

As espécies que têm essa capacidade são chimpanzés, orangotangos, gorilas e bonobos. A menstruação é exclusividade desses mamíferos junto às mulheres. Ainda há estudos para saber se algumas espécies de morcegos também têm essa capacidade.

A idade em que a cachorra “menstrua” pela primeira vez varia muito e pode depender da sua raça e genética. Geralmente as cachorras têm o seu primeiro cio entre 7 e 10 meses de idade, mas em algumas raças (principalmente de porte grande), isso pode acontecer quando a cadela está com mais de um ano.

De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.

Sem menstruação!
Então, já podemos responder à pergunta se a cadela menstrua, e a resposta é não. A fêmea canina também prepara o útero para receber os filhotinhos, mas, se não for fecundada, essa camada a mais do órgão é reabsorvida, e não eliminada como sangramento pela vagina.

Uma alternativa que ajuda muito a lidar com os sangramentos da cadela no cio é o uso do absorvente para cachorro. Sim, o produto existe e é muito útil nesses momentos.

A fase do sangramento é aquela na qual diversos estímulos hormonais começam a preparar o organismo da pet para a fecundação. Porém, ela ainda não é permissiva ao macho nessa etapa. A fase na qual a cadelinha está apta para a cópula, permitindo a monta, é o estro.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

O peixe é rico em ferro, proteína e ácidos gordos ómega-3. O ómega-3 pode reduzir a inflamação, atenuar a intensidade das dores menstruais e ter efeito antidepressivo.

Você pode comer qualquer peixe durante o período menstrual!

A diferença entre a traíra e o trairão está principalmente no tamanho. O peixe trairão pode chegar a pesar 10 quilos a mais do que a traíra. Outro método de verificação está na observação da língua: a da traíra é áspera, enquanto o trairão possui língua lisa.

Mas cadelas castradas não devem entrar no cio, assim sendo, elas não menstruam. “Um dos problemas que causam o sangramento mesmo após a castração é a síndrome do ovário remanescente, que acontece devido a um fragmento de tecido ovariano que permanece na cavidade abdominal.

Os cães podem ficar ainda mais atraídos ao cheiro das partes íntimas de uma pessoa quando ela fez sexo recentemente, está menstruada, deu à luz há pouco tempo ou mesmo em período de amamentação, já que a ovulação também pode causar uma alteração nos feromônios que chama a atenção dos cachorros.

Em humanos não ocorre, porém o período que mais se assemelha e ocorre nas mulheres é o período fértil, quando o corpo da mulher está com níveis hormonais propícios para a fecundação e gestação de uma nova vida, mas esse período não pode ser denominado "cio".

Cachorra nunca deixa de ter cio
Se você se pergunta até quantos anos cachorra tem cio, saiba que isso pode acontecer por toda a vida. No entanto, a frequência deles pode ser menor conforme a cachorrinha vai envelhecendo, ou seja, a peludinha pode ficar sem entrar no cio por mais de um ano, por exemplo.

O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles. Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que com aquela pessoa, não ficará desamparado.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.