Quais são os alimentos ricos em potássio e magnésio?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Alimentos ricos em potássio

AlimentosQuantidade de potássio (100 g)
Ervilhas355 mg
Castanha de caju530 mg
Suco de uva132 mg
Carne de vaca cozida323 mg

Alimentos como nozes, sementes, grãos integrais, legumes, vegetais de folhas verdes (como couve ou brócolis), leite, iogurte e alimentos fortificados são ricos em magnésio.

Potássio e magnésio são dois nutrientes muito abundantes no corpo. Eles desempenham papéis vitais no funcionamento do sistema nervoso e na contração e relaxamento do músculo esquelético e cardíaco.

Como incluir potássio e magnésio na alimentação? A abundância de magnésio e potássio no organismo não é à toa! Na verdade, eles estão presentes na maioria dos alimentos que fazem parte do nosso dia a dia - como frutas, verduras e legumes - e podem ser facilmente incorporados na alimentação.

A presença de níveis baixos de potássio pode causar fraqueza muscular, cãibras, contrações ou até paralisia, podendo ocorrer ritmos cardíacos anormais. O diagnóstico toma por base exames de sangue para medir os níveis de potássio.

Acelga, brócolis, couve e espinafre são algumas das folhas escuras que contêm bons níveis de potássio.

Sintomas de Hipocalemia
Entretanto, quando essa baixa é muito grande, pode até colocar a vida da pessoa em risco. Entre os principais sintomas, destacam-se: – Dores musculares, como por exemplo cãibras, – Contração muscular involuntária, – Fraqueza constante e, nos casos mais graves, paralisia, por exemplo.

Principais sintomas e causas da falta de magnésio no corpo
Uma alimentação pobre em fontes de magnésio, prejuízos na absorção do mineral e a presença de doenças que interfiram nos níveis desse nutriente são os principais motivos para isso.

pacova

A banana ideal para evitar câimbras é a pacova
As bananas contém boas quantidades desse mineral e podem ser uma das fontes da sua dieta. A banana pacova é a mais rica em magnésio, seguida respectivamente pelas bananas ouro, figo, da terra, prata, maçã e nanica.

Tucumã

A fruta considerada mais rica em magnésio no Brasil é o Tucumã, com 121 mg em cada 100g, encontrada na região Norte do país.

Batata, batata-doce, beterraba, brócolis, cará, couve, couve-flor, espinafre e tomate.

Pode ser realizada apenas reposição via oral se esta for viável, se não houver alterações em ECG. Deve ser administrado o xarope de Cloreto de Potássio (KCL) 6% – 10 a 20 ml após refeições, 3 a 4 vezes por dia VO (15 mL = 12 mEq) ou em cápsula de Cloreto de Potássio (KCL) 600mg/cápsula = 8 mEq/cápsula.

Muitos motivos podem causar a deficiência de potássio no organismo. Entre esses motivos estão: consumo excessivo de álcool, alta exposição ao estresse, imunidade baixa, transpiração em excesso, diarreia e vômitos por períodos prolongados.

Entre os magnésios quelados, o meu preferido é o magnésio dimalato. Possui ácido málico, o que ajuda o corpo a ter mais energia e mais disposição. O magnésio glicina também ligado ao aminoácido homônimo possui uma absorção altíssima.

Quando esse equilíbrio é alterado, como em caso de deficiência do mineral, ou alterações na irrigação sanguínea, ocorre as consequências como as cãibras musculares. Justamente por essa característica descrita acima é que o exame mais comum para identificar os níveis de magnésio de um paciente é o exame de sangue.