Quais são os alimentos que uma pessoa com problema cardíaco pode comer?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

10 alimentos aliados do coração

  • Salmão. É rico em ácidos gordos ómega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos, sendo por isso um alimento com uma alta proteção cardiovascular. ...
  • Linhaça. ...
  • Maçã ...
  • Leguminosas. ...
  • Vinho tinto. ...
  • Aveia. ...
  • Frutos secos. ...
  • Espinafres.

Morango, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa… Ufa! Existem muitas frutas vermelhas que devem ser incluídas na alimentação diária pelos benefícios que trazem ao coração. Essas citadas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a aterosclerose.

  • Suco de Uva Roxa. ...
  • Suco de Frutas Vermelhas. ...
  • Suco Verde. ...
  • Suco de Cenoura com Maçã ...
  • Suco de Morango com Cenoura. ...
  • Suco Amigo do Coração.

Com isso podemos afirmar que os ovos não prejudicam nosso coração, pelo contrário, já que diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Isso acontece pelo aumento dos níveis de HDL, o colesterol bom, que é proporcionado.

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) notaram que o consumo de cerca de um copo de leite de vaca por dia pode reduzir o risco de mortes por doenças cardiovasculares.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), não há nenhuma evidência que mostra que o café faz mal para o coração, mas já se sabe que o seu consumo pode elevar a pressão arterial por mais de três horas. Entretanto, a cafeína pode ser consumida tranquilamente, desde que de maneira moderada.

Não só quem tem histórico de doenças cardiovasculares na família precisa cuidar da saúde. Uma dieta balanceada auxilia o organismo a equilibrar proteínas e nutrientes. Frituras e carne vermelha devem ser evitadas. O consumo de peixes e de carne de porco é indicado.

Algumas opções de remédios caseiros para o coração são:

  1. Chá de casca de limão. ...
  2. Chá de alho com limão. ...
  3. Suco de maçã e cenoura. ...
  4. Suco de uva com linhaça. ...
  5. Suco de frutas vermelhas. ...
  6. Salada de atum e tomate.

Com alta concentração de potássio, a banana reduz riscos cardiovasculares e está relacionada ao controle da pressão arterial, uma vez que atenua efeitos do sódio sobre o corpo. Além da prevenção, ela também pode ser indicada para pacientes cardíacos.

Doenças cardíacas
O limão tem potássio, que vital para o funcionamento do coração. Ele também ajuda a prevenir doenças como, arritmia cardíaca, hipertensão, etc.

Níveis elevados de açúcar no sangue aceleram os batimentos. A Associação do Coração dos Estados Unidos aconselha que mulheres consumam menos que 25 gramas de açúcar e homens, não ultrapassem os 37,5 gramas.

Pesquisas do Grupo de Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), campus de Araraquara, comprovam que o suco de laranja ajuda a reduzir alguns fatores de risco de doenças cardiovasculares, como obesidade, hipertensão e colesterol.

Protege o coração: o potássio, a vitamina C e as fibras presentes no abacaxi ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim no organismo, ajudando assim a manter o coração saudável.

O Frango está entre as opções ricas em proteínas para quem está em dieta. A carne de Frango tem uma quantidade de gorduras saturadas muito menor do que a carne bovina, E são essas gorduras as responsáveis pela maioria dos casos de problemas cardíacos atualmente.

De acordo com Fornari, a batata-roxa é originária do Peru e possui uma grande quantidade de polifenóis, nutrientes naturais que desempenham um papel importante na redução do risco de doenças cardíacas.

Alimentos que devem ser evitados
-Embutidos como bacon, mortadela, salame, presunto, linguiça. -Carne vermelha, pele de frango, carne de porco.