Quais são os alimentos que mais causam intoxicação alimentar?

Perguntado por: dcaldeira4 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

, aponta os 10 principais vilões de lá nessa ordem: ovo, atum, ostra, batata, queijo, sorvete, tomate, brotos e frutas vermelhas. Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria é causada por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas.

Náuseas, vômito, diarreia e um mal-estar geral são os principais sintomas de uma intoxicação alimentar, que acontece após a ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias, vírus, fungos ou toxinas.

Dentre as suas possíveis causas estão infecções por vírus, bactérias ou outros parasitas que entram no organismo, sendo estas as causas mais comuns.
...
3 alimentos que devem ser evitados em um quadro diarreico

  • Gorduras e frituras. ...
  • Leites e derivados. ...
  • Pão integral.

Clostridium botulinum
Esta bactéria é responsável pelo botulismo, um tipo grave de intoxicação alimentar que pode causar perturbações neuroparalíticas e até levar à morte.

Sintomas mais comuns da intoxicação alimentar
Em casos de intoxicação alimentar grave, a diarreia persiste por mais de três dias. Outro indicador preocupante é a presença de sangue nas fezes. Dor abdominal, dor de estômago ou dor na barriga são sintomas comuns da intoxicação alimentar.

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Beba água de coco, isotônicos, sucos de frutas, mas evite o consumo de sucos industrializados, especialmente os de maçã e uva.

Infecção alimentar: é o crescimento de microrganismos no intestino após a ingestão de um alimento que contenha células deles4. Intoxicação alimentar: não ocorre a ingestão de microrganismo, mas sim de toxinas produzidas por eles enquanto estavam no alimento4.

Exemplo: botulismo, intoxicação estafilocócica e toxinas produzidas por fungos; - toxinfecção causada por alimentos: são doenças que resultam da ingestão de alimentos que apresentam organismos prejudiciais à saúde e que liberam substâncias tóxicas. Exemplo: cólera.

Antibióticos não são indicados. Soluções orais com glicose e eletrólitos, caldo ou canja podem ajudar a prevenir ou mesmo tratar casos de desidratação leve.

Erva-cidreira e chá de Boldo para combater intoxicação alimentar.

O exame de fezes é um dos exames solicitados para detectar a doença. Inclusive, com ele, é possível determinar qual tipo de agente infeccioso está presente no organismo. Além disso, exames de sangue e uma avaliação clínica também são recomendados para investigar e diagnosticar o quadro.

Suco de laranja tem potencial para equilibrar a microbiota intestinal.

Ainda que fosse uma opção interessante, não existem evidências cientificas de que o leite possa atuar como desintoxicante. Essa foi a conclusão de uma revisão de estudos científicos publicada em 2019 que investigou a eficácia desse costume antigo.

O carvão vegetal é um remédio para eliminar as toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. Além disso, o carvão também ajuda a reduzir os gases intestinais. Para que ele tenha efeito na intoxicação alimentar, é recomendado que seja tomada 1 cápsula de carvão vegetal por 2 dias!