Quais são os alimentos que inflamam o intestino?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Alimentos como feijão, repolho, condimentos fortes, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, frituras e leite (no caso de intolerantes à lactose) costumam causar uma sensação de estufamento e inchaço.

Os alimentos feitos de farinha de trigo refinada devem ser evitados em quem doença inflamatória intestinal, principalmente no período de atividade de doença.

O chá de hortelã-pimenta alivia a inflamação e acalma a irritação da parede do intestino e, por isso, é uma ótima opção para completar o tratamento da infecção intestinal. Este chá também absorve o excesso de gases intestinais e tem propriedades antiespasmódicas que aliviam bastante o desconforto abdominal.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

4 opções de chá para infecção intestinal

  1. Chá de hortelã-pimenta. O chá de hortelã-pimenta é uma boa alternativa para complementar o tratamento da infecção intestinal porque alivia a inflamação e acalma a irritação da parede do intestino. ...
  2. Chá de camomila. ...
  3. Chá de alcaravia (Carum carvi) ...
  4. Chá de gengibre.

Quais são os sintomas de inflamação no intestino?

  • náuseas;
  • vômito;
  • febre moderada;
  • fraqueza;
  • cansaço;
  • distensão abdominal;
  • presença de sangue ou muco nas fezes;
  • perda de peso.

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

A lactose não é digerida e é metabolizada por bactérias da microbiota intestinal, gerando sintomas como gases, distensão abdominal, cólicas, diarreia, assaduras, que passam rápido com sua eliminação da alimentação.

Entre os principais motivos que causam inflamação no intestino estão doenças como: síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, enterite, retocolite, entre outras.

Alimentos industrializados, fast foods, ultraprocessados e embutidos geralmente passam por um processo que retira grande parte de seus nutrientes, incluindo as fibras. O consumo desses alimentos pode piorar o quadro de constipação intestinal.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.

Entre os problemas que provocam a flatulência em excesso está a intolerância à lactose, substância encontrada no leite e em produtos derivados. A presença de parasitas no intestino, como a giárdia, dificulta a absorção dos alimentos e também pode aumentar a produção de gases.

Neste caso, frutas como romã, goiaba e maçã trazem propriedades que podem amenizar o problema. Além disso, se você não consegue sair do trono, a ingestão de sucos e água de coco é fundamental para manter o organismo hidratado. A romã, por exemplo, tem antioxidantes que colaboram para reforçar as defesas do organismo.

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!

O recomendado é ingerir pelo menos 30 gramas de fibra por dia. E aumentar a ingestão de fibras em apenas 6 gramas por dia (a quantidade presente em uma tigela de cereal com alto teor de fibras ou em duas fatias grossas de pão integral) demonstrou ter um efeito sobre as bactérias intestinais.

Principais sintomas

  1. Dificuldade para evacuar;
  2. Dor e inchaço abdominal;
  3. Presença de sangue e muco nas fezes;
  4. Cólicas;
  5. Eliminação de fezes pequenas ou em forma de bolas;
  6. Sensação de peso na região do ânus.

Os alimentos importantes para o processo de desintoxicação são as frutas e vegetais em geral, mas, especificamente, os alimentos com teores elevados de antioxidantes, como brotos, brócolis, couve, alho, lentilha, melão, lima, limão, maçã, temperos e ervas como aipo, salsinha, gengibre e alecrim.

6 chás laxantes para combater a prisão de ventre

  • Chá de sene. ...
  • Chá de psyllium. ...
  • Chá de cáscara sagrada. ...
  • Chá de ameixa seca. ...
  • Chá de frângula. ...
  • Chá de ruibarbo.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

POSSO comer ovo? Não há problema com relação ã ingesta de ovo com relação a nenhum dos problemas que você citou.

Como repor a flora intestinal
Uma das melhores formas de manter um flora intestinal saudável é fazendo uma alimentação saudável e variada, rica em legumes e vegetais e com poucos alimentos industrializados, frituras ou alimentos açucarados.