Quais são os alimentos que dão Colicas no bebê?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Quais alimentos causam cólicas no bebê?

  • Alimentos alergênicos. Os alimentos alergênicos são aqueles que comumente desencadeiam alergia nas pessoas. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Vegetais crucíferos e grãos. ...
  • Cafeína. ...
  • Adoçantes industrializados.

Ingestão de ar durante as amamentações, gases, refluxo, intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca (ingerido pela mãe) e doenças inflamatórias intestinais são alguns exemplos de o que pode causar a cólica. Dessa forma, a maneira para evitar o problema costuma partir dessas suspeitas.

Quais alimentos causam cólicas no bebê?

  • Alimentos alergênicos. Os alimentos alergênicos são aqueles que comumente desencadeiam alergia nas pessoas. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Vegetais crucíferos e grãos. ...
  • Cafeína. ...
  • Adoçantes industrializados.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Não é preciso fazer uma dieta especial quando se amamenta, mas a alimentação deve ter equilíbrio nutricional. Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral".

Banana: ela pode ser a companheira da rotina das novas mamães tanto no café da manhã quanto como um lanche da tarde! A banana é rica em nutrientes para o bom funcionamento do intestino, redução da pressão arterial e o equilíbrio de sódio no corpo.

Neste período é importante que a mulher evite alimentos processados, gordurosos e com muitos açúcares.

Compressa quente é ótimo para cólica
O calor ajuda na vasodilatação, facilita o fluxo do sangue e relaxa os músculos. Lembrando que a cólica por imaturidade do recém-nascido normalmente acontece mais em um determinado período do dia (normalmente final do dia) e que melhora com o amadurecimento do intestino do bebê.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.

No período de aleitamento materno, a mulher deve dar preferência a comidas feitas em casa e pratos que incluam alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. A mulher precisa de apoio tanto para cuidar da criança quanto para manter uma alimentação adequada e saudável.

Desse modo, quem amamenta pode, sim, comer ovos, exceto se houver a presença de alergia. A quantidade indicada por nutricionistas é de três a quatro ovos por semana. Os especialistas alertam apenas para que haja moderação, porque, assim como outras comidas, a ingestão de ovo em excesso pode fazer mal ao organismo.

Aumente o consumo de frutas, vegetais e leguminosas
No caso de intestino preso, o consumo de certas frutas e vegetais pode contribuir para soltar o intestino do bebê. Isso ocorre nos alimentos com alta concentração de fibras.

Se vontade de comer doce é constante, aposte em frutas cozidas, ou doces de frutas como goiabada e bananada, de preferência sem açúcar.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

Se a lactante notar que o seu filho reage mal, deve deixar de consumir chocolate enquanto estiver amamentando. Frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, morango e kiwi podem levar a desconfortos, vômitos, diarreia, irritação na pele, coriza ou congestão nasal.

O que causa gases do bebê? Os gases ocorrem pois o sistema digestivo do recém-nascido ainda está em processo de desenvolvimento. Além disso, alguns alimentos também podem gerar mais gases, mas nesse caso, pelo bebê ainda não estar em fase de introdução alimentar, quem deve ter cuidado com o que ingere vai ser a mamãe.

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias. Verdade. Café, chá preto e refrigerante em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê.

Por exemplo, quem amamenta pode comer bolo de chocolate e o chocolate branco também, mas isso deve ser consumido em quantidade controlada, assim como outros alimentos. Em paralelo, as comidas que possuem sabor muito forte, como alho, cebola e alguns condimentos, devem ser evitados ou consumidos esporadicamente.

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares. Existem ainda alimentos que são proibidos, como as bebidas alcoólicas.

Evite frituras, refrigerantes, doces e alimentos muito condimentados, pois eles podem causar gases no bebê, trazendo cólicas fortíssimas e muito choro. Em relação a vida sexual no pós-parto, existem muitos mitos também, quando na verdade é muito simples.