Quais são os alimentos que causam a Salmonella?

Perguntado por: lboaventura9 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Os alimentos mais incriminados são: carne bovina, aves, suíno e ovos crus. Salmonella é uma bactéria que causa doenças em humanos e animais, através do consumo e da ingestão de alimentos contaminados.

A Salmonela é uma condição médica causada pela Salmonella, um gênero de diferentes tipos de bactérias que contaminam alimentos diversos, como ovos e carnes mal-cozidas e são capazes de causar problemas de saúde diversos nos seres humanos.

Por isso, a única forma de saber que os sintomas são devido à infecção pela bactéria é por meio de exames laboratoriais, em que é feito o isolamento da bactéria no vômito, fezes ou no alimento que foi consumido.

A Salmonella pode estar em muitos tipos de alimentos: carnes de origem bovina, suína, frango, ovos, frutas, vegetais. Mas também é encontrado em alimentos processados, como embutidos, tortas congeladas, nuggets de frango e etc.

Os dois surtos da bactéria E.
...
Veja abaixo:

  1. Leite e sucos sem pasteurização. THINKSTOCK. ...
  2. Brotos ou germinados (de soja, feijão, alfafa etc) crus. ...
  3. Carne malpassada (inclusive hambúrguer) ...
  4. Frutas e vegetais que se vendem lavados ou cortados, "prontos" para comer. ...
  5. Ovos crus ou semicrus. ...
  6. Ostras e outros moluscos crus.

Além disso, antes de utilizar o ovo, confira se a casca está intacta. Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.

Os principais sintomas da salmonelose são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Falta de apetite;
  • Cólicas;
  • Diarreia, que pode ter ou não sinais de sangue.

Marcos Nogueira O nome do perigo é salmonelose, doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella, que infectam cerca de 1% dos ovos de galinha.

Para diagnosticar uma infecção por Salmonella, os médicos obtêm uma amostra de fezes, pus ou sangue ou usam um cotonete para obter amostra do reto. A amostra é enviada a um laboratório, onde a bactéria, se presente, pode ser cultivada. Identificar a bactéria em uma amostra confirma o diagnóstico.

Vale ressaltar que a principal forma de se evitar a contaminação dos alimentos é com a correta higienização¹. A Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae responsável por causar a grande parte das intoxicações alimentares, e em casos raros, provocar graves infecções e até mesmo a morte.

E deixar a carne exposta ao sol ou ao calor pode aumentar os riscos de proliferação. Por outro lado, temperá-la com vinagre ou limão e deixá-la resfriada acaba diminuindo o número desses micro-organismos. Além disso, o ato de cozinhar, fritar ou assar o alimento contribui para matar os restantes.

A maioria das bactérias Salmonella vive em superfícies secas por até quatro horas antes de não serem mais infecciosas. Mas a taxa de sobrevivência de Salmonella também depende da espécie.

Consiste em submergir o frango em água fervente durante certo período de tempo. A água pode chegar a até 96°C para sua pasteurização e, dessa forma, remover qualquer agente microbiano.

Leite e produtos lácteos têm sido associados a casos e surtos de salmonelose em vários países. No Brasil, há muitos relatos sobre a ocorrência de Salmonella spp. em queijos, principalmente frescais, como o Minas frescal, e artesanais, como o de coalho e o colonial.

A aparência viscosa, alteração da cor e o cheiro forte são indicativos de que a comida ou sobremesa está estragada, o que pode acontecer mesmo dentro da geladeira.

Para facilitar a compreensão do assunto, o post foi dividido em três tópicos principais:

  • Contaminação Biológica;
  • Contaminação Química;
  • Contaminação Física.

Quais são os principais tipos de contaminação? Embora existam muitos cenários que possam ocasionar a contaminação de alimentos, a maioria se enquadra nas seguintes categorias: biológica, química, física ou cruzada.

Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.

A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema.