Quais são os alimentos que baixam a imunidade?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Comidas congeladas, como pizzas e lasanhas e fast food são cheias de conservantes e outras substâncias prejudiciais à saúde. Esses alimentos provocam infecções no organismo e baixam a imunidade do corpo.

Laranja, limão, maçã ou abacaxi, em conjunto com couve, espinafre, agrião ou rúcula, funcionam como um verdadeiro “shot” nutritivo e contribuem para a melhora da saúde física e mental.

A baixa imunidade pode acontecer devido a muitos fatores, incluindo dieta, infecções, medicamentos, falta de sono, álcool e tabagismo.

Os vegetais verdes-escuros (como brócolis, couve, rúcula, nabo e espinafre) são ricos em ferro e ácido fólico — um nutriente que contribui com a formação das células de defesa do organismo: os leucócitos, que se formam na medula óssea.

8 sinais de imunidade baixa

  1. Cansaço. ...
  2. Extremidades corporais frias. ...
  3. Doenças recorrentes. ...
  4. Sono excessivo. ...
  5. Infecções constantes. ...
  6. Queda de cabelo excessiva. ...
  7. Olhos secos. ...
  8. Constipação ou diarreia.

Sensação de cansaço excessivo
O corpo precisa de energia para combater doenças e quando estamos com a imunidade baixa, além da dificuldade em promover essa defesa, um sintoma comum é o cansaço excessivo e a sensação de que estamos sempre exaustos.

limão

De acordo com os estudiosos, a fruta mais saudável do mundo é o limão. Após 27 alimentos, a opção conseguiu alcançar 100% das necessidades nutricionais em 100 calorias, conta levada em consideração na análise.

Vitamina D

Vitamina D
As células de defesa presentes no sistema imunológico, chamadas linfócitos, apresentam receptores que ajudam a vitamina D no fortalecimento das células de defesa.

camu-camu

O teor de ácido ascórbico, vitamina "C", encontrado no camu-camu, fruto mais conhecido regionalmente como caçarí ou araçá d'água, é 20 vezes superior ao da acerola e 60 vezes ao do limão. Essa característica vem despertando interesse comercial de indústrias para exploração do seu potencial, propriedades e aplicações.

Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.

Para a imunidade, a vantagem é que o inhame tem vitamina C, A e diversas vitaminas do complexo B, contribuindo, assim, para a manutenção das funções biológicas, além de estimular a produção de células de defesa e ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

Brócolis, couve, espinafre e outras verduras têm papel fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico. A composição desses alimentos tem altos níveis de vitamina C, antioxidantes e betacaroteno, que ajudam a combater infecções.

Hemograma completo
Com os valores de referência como comparativo, o profissional de saúde consegue identificar se determinados componentes estão na quantidade ideal para o funcionamento saudável do organismo, como explica a Dra. Karina a seguir: “O exame mais comum para avaliar a imunidade é o hemograma.

Exames de sangue são indicados para avaliar o sistema imunológico. Nesses casos, além de buscar atendimento médico para um diagnóstico adequado e tratamento dos sintomas, vale a pena realizar exames para saber como está o seu sistema imunológico.

O teste de imunidade consiste em o paciente receber no braço algumas injeções contendo substâncias derivadas de microrganismos, que são escolhidas pelo médico Alergista e Imunologista, como formas de avaliar a Imunidade.

Como consumir
Uma a duas porções de frutas cítricas como, por exemplo, uma laranja bahia média (120g) ao dia, pode garantir o aporte mínimo da vitamina.

Gengibre: pode auxiliar no suporte ao sistema imune com base na ação antioxidante e anti-inflamatória; Canela: os bioativos da canela também contêm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo na prevenção de infecções virais e estimulando a imunidade do organismo.