Quais são os alimentos que aceleram o suor?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso. Não é só isso.

Algumas pessoas transpiram mais do que as outras durante as refeições e este problema está ligado a um mau funcionamento na produção de saliva. Nestes casos, os nervos que produzem saliva se confundem com os nervos das glândulas sudoríparas, produzindo suor ao invés de saliva.

Como parar de transpirar nas axilas de forma excessiva

  1. Escolha a roupa adequada. ...
  2. Seque-se bem após o banho. ...
  3. Mantenha-se hidratado. ...
  4. Depile suas axilas. ...
  5. Evite alimentos que estimulam o suor.

5 opções de tratamento para suor excessivo

  1. Chá de sálvia. Um dos tratamentos caseiros mais conhecidos para amenizar o suor excessivo é a sálvia. ...
  2. Vinagre de maçã, tomilho e alecrim. ...
  3. Amido de milho e bicarbonato de sódio. ...
  4. Bicarbonato de sódio e limão. ...
  5. Óleo de melaleuca.

Repolho, brócolis, couve-flor, alho e cebola: são vegetais e ainda que sejam orgânicos e considerados saudáveis, têm enxofre na composição e contribuem na produção de um suor forte.

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda. Fonda descreveu o quadro como "um câncer muito tratável".

O suor de um modo geral pode ser causado por diversos fatores, incluindo alguns problemas de saúde ou predisposições genéticas. Dentre as origens do suor em excesso na cabeça, podemos citar: Obesidade. Transtornos como ansiedade ou síndrome do pânico.

Causas Sudorese noturna
No entanto, pode ser causada pelo excesso de cobertores, pela temperatura elevada do quarto ou por pijamas muito quentes. Apesar das inúmeras causas e de nem sempre ser preocupante, se aliada a outros sintomas como febre e perda de peso, pode ser a indicação de algo mais grave.

Suor em excesso pode ser hiperidrose. Essa condição é caracterizada pela transpiração excessiva em várias regiões do corpo. Sendo que isso pode ocorrer até mesmo quando se está em repouso. O suor é um recurso fundamental para o bom funcionamento do organismo humano.

As causas são muitas, desde hipoglicemia (queda da taxa de açúcar no sangue), até quadros emocionais ou cardíacos (queda da pressão arterial ou dos batimentos cardíacos). Somente com uma boa história clínica e exame físico é possível solicitar os exames adequados para elucidação desses sintomas. Espero ter ajudado.

Sua principal função é auxiliar na manutenção da temperatura corporal. Quando ela aumenta, o suor é produzido para reduzir o calor através das glândulas sudoríparas. Essas glândulas são as responsáveis pelo transporte da água para fora, eliminando junto a ela, minerais e outras toxinas do organismo.

Os tratamentos variam muito, podendo ir do uso de desodorantes antitranspirantes até a cirurgia. “Os desodorantes ajudam a bloquear a ação das glândulas de suor, eliminando a transpiração.

“Normalmente, por ser um problema de pele, a primeira escolha para tratar hiperidrose é um dermatologista.”

Quando ficamos estressados, as glândulas apócrinas – localizadas principalmente nas axilas e na virilha – produzem suor. Situações de estresse também aumentam o ritmo cardíaco e desencadeiam a liberação de hormônios e adrenalina por todo o corpo, o que também faz as glândulas écrinas produzirem suor.

De acordo com Zeichner, o consumo excessivo de vegetais crucíferos, alho, cebola e pratos muito condimentados piora o cheiro das axilas. Alimentos crucíferos, vale ressaltar, são aqueles com uma espécie de cruz na base, como o brócolis, couve-flor, rúcula, entre outros.

Possíveis causas do suor excessivo

  1. Ansiedade. A ativação excessiva do sistema nervoso simpático, especialmente devido a níveis elevados de ansiedade, é uma das principais causas de hiperidrose. ...
  2. Menopausa. ...
  3. Doença de Parkinson. ...
  4. Fibromialgia. ...
  5. Câncer. ...
  6. Lesão de um nervo. ...
  7. Insuficiência cardíaca congestiva.

O suor em excesso pode tanto ser uma consequência de alguma outra doença que está afetando o seu corpo, quanto um problema genético. É necessário ter em mente que em qualquer quadro, só o dermatologista (ou clínico geral) poderá fazer o diagnóstico e aplicar algum tipo de tratamento.

Febre que perdura por mais de uma semana e ocorre principalmente no final da tarde e início da noite, suor noturno — daqueles que encharcam os lençóis e travesseiros –, perda de peso sem motivo aparente e ínguas indolores na região da axila e da virilha.

O que é a Hiperidrose Facial? A Hiperidrose Craniofacial é a produção de suor excessivo no couro cabeludo, fronte, face, pescoço e colo, alternadamente ou em todas estas regiões simultaneamente, causada por uma hiperatividade das glândulas sudoríparas.

Geralmente, quem tem a chamada hiperidrose pode suar até mesmo descansando ou em repouso, uma vez que as glândulas sudoríparas atuam de forma excessiva. A hiperidrose pode estar relacionada a fatores genéticos, por isso é comum que pessoas de uma mesma família apresentem essa mesma condição.