Quais são os alimentos mais alcalinos?

Perguntado por: onovaes2 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os alimentos alcalinizantes são vegetais frescos: brócolis, espinafre, couve-flor, pepino, cenoura, batata, dentre outros. Frutas: limão, abacate, mamão, maçã, melão, melancia, laranja, uva. Especiarias: cúrcuma, canela, gengibre, manjericão, hortelã, entre outros.

Fontes de alimentos minerais alcalinos: óleo de peixe, chá verde, grãos integrais, amêndoas, legumes de raiz, lentilha, melão, brócolis, repolho, maçã, mamão, frutas cítricas, frutas secas, folhas verdes em geral, azeite de oliva, milho verde, abobrinha, quiabo, chuchu cru, bebidas saudáveis que não contenham cafeína ...

Os alimentos alcalinizantes são vegetais frescos: brócolis, espinafre, couve-flor, pepino, cenoura, batata, dentre outros. Frutas: limão, abacate, mamão, maçã, melão, melancia, laranja, uva. Especiarias: cúrcuma, canela, gengibre, manjericão, hortelã, entre outros.

Alimentação é capaz de corrigir o pH do sangue
alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, como damasco, abacate, tâmara, uva, laranja, limão, milho, salsão, passas e aveia contribuem para tornar o pH mais alcalino – portanto, devem ser evitados ou consumidos com moderação em casos de alcalose.

As pessoas com acidose metabólica frequentemente têm náuseas, vômitos e fadiga, e podem respirar mais rápido e mais profundamente que o normal. As pessoas com acidose respiratória frequentemente têm dor de cabeça e confusão, e a respiração pode parecer superficial, lenta ou ambas.

O limão é considerado “alcalinizante” devido ao resíduo orgânico alcalino que ele deixa no corpo após sua digestão. O limão pode ser um facilitador na perda de peso, apenas pelo fato de ter compostos que ajudam o organismo a reduzir inflamação, mas o fruto não apresenta efeito termogênico.

14 a 2

Os resultados mostram que as variedades de limão apresentam características ácidas diferentes, com pH variando de 2,14 a 2,83 no suco concentrado, que se matem mesmo depois de diluições, mas que se concentram na faixa de pH entre 2,0 e 2,5 na maioria das amostras.

A acidez ou alcalinidade de qualquer solução, inclusive do sangue, é indicada pela escala de pH. A escala de pH varia entre 0 (fortemente ácido) e 14 (fortemente básico ou alcalino). O pH de 7,0, no centro desta escala, é o neutro. O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45.

Ranitidina, Cimetidina e Famotidina. Esses remédios foram os primeiros desenvolvidos para controlar a acidez no estômago. Atualmente, têm muito pouca utilidade (alguns nem existem mais no mercado). Podem ser usados como paliativos para controlar sintomas agudos de gastrite / refluxo.

O pH da polpa da banana verde tende a oscilar entre 5,0 e 5,6, enquanto que para a fruta madura esse valor cai para 4,2 a 4,7 (MATSUURA; FOLEGATTI, 2001).

Principalmente os refinados, cereais, leguminosas (exceção à lentilha), sal refinado, açúcar, doces, derivados de animais (carnes, ovos, peixes, laticínios) são mais acidificantes. Já os vegetais e as frutas possuem efeito alcalinizante.

O pH do limão é 4,5 e o pH do estômago é 1,5. Como a escala é logarítmica, esses valores indicam. que a acidez do estômago é mil vezes mais forte do. que a acidez do limão.

Outro fator importante para a caracterização da maçã é o pH, visto que há uma variação entre 3,2 e 3,8, neste parâmetro, para diferentes cultivares produzidas no exterior (LA BELLE, 1981).

Água com bicarbonato de sódio
Ele é o ingrediente mais simples para quem quer ingerir água alcalina, e em poucos segundos você consegue preparar a receita. Basta acrescentar 600mg de bicarbonato de sódio a 200ml de água e mexer bem até dissolver.

A dieta alcalina é baseada na ideia de que substituir alimentos que formam ácidos por alimentos alcalinos pode melhorar a saúde. Tem-se afirmado que manter uma dieta alcalina possibilita a cura de diversas doenças, incluindo doenças ósseas, como a osteoporose, e até mesmo câncer.

Antiácidos. Antiácidos são substâncias químicas que neutralizam o ácido gástrico que já foi secretado elevando, assim, o nível de pH no estômago (tornando-o menos ácido). Antiácidos podem ser usados isoladamente para sintomas leves causados pelo ácido gástrico.

A maionese, o ketchup, o chocolate, o açúcar refinado, a margarina, a salsicha, a mortadela, os refrigerantes, os sucos industrializados e as bebidas alcoólicas são apenas alguns dos alimentos industrializados que aumentam a acidose metabólica do organismo.

Por isso, é muito importante consumir Verduras e Frutas, da Estação, Frescas Cruas e o Suco de Limão diariamente: esta é a forma ideal de manter o pH Sanguíneo Alcalinizado e o Fígado Desintoxicado!

Os sintomas da alcalose são respiração ofegante, entorpecimento, rigidez muscular e convulsões. O contrário também pode ocorrer e é até mais comum. Quando o pH do sangue está abaixo da faixa normal, ocorre a acidose.