Quais são os alimentos considerados sagrados?

Perguntado por: rpilar . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Pão e Vinho. Pão e vinho se relacionam com a Ceia do Senhor. Segundo a tradição, Jesus Cristo reservou o vinho e os pães ázimos em sua última ceia com os discípulos cristãos; Ele designou o vinho e os pães ázimos como memoriais de seu corpo e sangue.

ARROZ

OS BUDISTAS SÃO VEGETARIANOS. NÃO CONSOMEM NENHUM TIPO DE CARNE. ÚNICO ALIMENTO DE ORIGEM ANIMAL QUE CONSOMEM É O LEITE. O PRINCIPAL ALIMENTO SAGRADO PARA ELES É O ARROZ.

Por exemplo, é considerada sagrada para algumas populações e a presença de uma tamareira junto às casas indica hospitalidade para outras. De cor avermelhada e polpa fibrosa, pressupõe-se que a tâmara tenha origem na zona desértica do Oriente Médio.

Ainda hoje no Extremo Oriente, o arroz é a base alimentar de centenas de milhões de pessoas, diariamente. Sua importância foi tamanha que ele foi considerado por alguns povos, como um alimento sagrado, uma dádiva concedida pelos deuses para salvar a humanidade de morrer de fome.

Na época das perseguições contra os cristãos, o peixe tornou-se o distintivo dos seguidores de Jesus Cristo. Isso pela associação da palavra “peixe”, “icthis”, em grego, com a fórmula da fé em Jesus Cristo.

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” (João 6:35, 47–51).

A culinária judaica é uma das mais saborosas e variadas que existem. Originalmente, essa cozinha enfatizava os sete elementos bíblicos citados no Deuteronômio: a cevada, o trigo, a azeitona, o figo, a romã, a tâmara e as ervas.

Geralmente, os alimentos seguintes são permitidos ou halal para os muçulmanos: leite de vacas, ovelhas, cabras ou camelas, mel, peixe, plantas que não são intoxicantes, legumes frescos ou congelados em natura, frutas frescas ou secas, leguminosas como amendoim, nozes, castanhas, grãos como trigo, arroz, painço, milho, ...

Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.

Grande parte da Índia é vegetariana, pois os hindus acreditam que a vaca é um animal sagrado e optam por uma alimentação livre de carne. Por esse motivo, as proteínas indispensáveis para manter os indianos saudáveis são encontradas em frutas e vegetais, muitas vezes cultivados de forma orgânica.

LEITE

NO HINDUÍSMO A VACA É UM ANIMAL SAGRADO E NÃO DEVE SER SACRIFICADO. OS INDUS SÃO VEGETARIANOS, ELES PRATICAM O AHIMSA QUE É NÃO MAGOAR, FÍSICA, MENTAL OU EMOCIONALMENTE ALGUÉM OU QUALQUER CRIATURA VIVA. O LEITE É O PRINCIPAL ALIMENTO SAGRADO PARA ELES.

O Mbyta é feito de milho verde ralado e assado na brasa sobre folha de bananeira e panela de barro, sem levar sal. O Ka'irepoti é feito de fubá, assado dentro de varinhas de bambu, dispensando o uso de vasilhames. Awatxiku'i é uma paçoca feita de milho e amendoim, sem sal ou açúcar.

Segundo Colbert, "Jesus comia, basicamente, comidas naturais em seu estado natural - muitos vegetais, principalmente feijão e lentilhas". "Ele teria comido pão integral, muita fruta, bebido muita água e um pouco de vinho."

Jesus, explicando em 7:18,19, declarou que todo o alimento é “puro”. Ele pôs de lado a distinção levítica entre o puro e o imundo (cons. Atos 10:14, 15).

As frutas que compunham a mesa de Jesus provavelmente eram romãs, tâmaras e uvas.