Quais são os advérbios de certeza?

Perguntado por: abrites3 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

certamente, com certeza, decerto, efetivamente, por certo, realmente, seguramente, sem dúvida, sim.

Os principais advérbios de afirmação são: sim, realmente, perfeitamente, efetivamente, incontestavelmente, certamente, deveras. Locuções adverbiais de afirmação: na verdade, de fato, sem dúvida, por certo, com certeza, etc.

Advérbios de lugar: longe, perto, aqui, ali, lá, junto, acima, abaixo, embaixo, atrás, adiante etc.

Advérbio de intensidade
apenas, assaz, bastante, bem, demais, de pouco, de todo, deveras, mais, mal, menos, muito, pouco, quanto, quão, quase, tanto, tão.

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Os tipos de advérbio são definidos de acordo com a circunstância que o advérbio expõe. Essa circunstância pode ser de lugar, tempo, modo, intensidade, dúvida, afirmação, negação e interrogativo.

Os advérbios de tempo informam quando uma ação aconteceu, assim como sua duração e frequência.

Exemplos de Palavras de Afirmação
E como as palavras têm muito peso, um simples te amo faz milagres. Melhor ainda, se incluir as razões por trás do amor, por exemplo, te amo porque és tão motivada para ajudar os outros! Na realidade elogios são uma forma de demonstrar admiração por aquilo que cada pessoa é ou faz.

Advérbios de Negação: não, tampouco, nem, nunca, jamais, etc. Há também locuções de palavras que funcionam como um advérbio de negação, nestes casos são chamadas de Locuções Adverbiais de Negação. Exemplos: Locuções Adverbiais de Negação: de modo algum, de jeito nenhum, de forma nenhuma.

Alguns advérbios de dúvida são: “talvez”, “quiçá”, “porventura” e palavras que expressem dúvida acrescidas do sufixo -mente, como “possivelmente” e “provavelmente”.

Os advérbios de modo, em sua maioria, são terminados pelo sufixo -mente. Este sufixo se junta à forma feminina dos adjetivos.

As frases afirmativas expressam afirmações: Ontem eu fui ao dentista.

Os advérbios de causa são sentenças subordinadas que indicam a causa da ação da sentença principal. A conjunção mais frequente é porque, mas existem outras: desde que, bem, como, o que, no entanto, por isso, desde que, entre outros.

“sempre”: advérbio de tempo.

Locuções adverbiais são expressões formadas por duas ou mais palavras que exercem função adverbial de lugar, tempo, modo, dúvida, afirmação ou negação. A locução adverbial representa uma expressão formada por duas ou mais palavras que exercem função adverbial.

Quando é advérbio e quando é pronome indefinido? A melhor dica é observar se a palavra em questão sofre flexões ou não. Palavras como “muito” e “nada” podem ser tanto advérbio como pronome indefinido, então foque nos detalhes que mudam a classificação. Advérbio não sofre flexão e não se relaciona com o substantivo.

Preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Preposições acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

Significado de Amanhã
advérbio Que ocorre no dia seguinte ao de hoje; que ocorre ou tem lugar no futuro: que nos acontecerá amanhã? Etimologia (origem da palavra amanhã). Do latim maneana, "cedo".

“Agora”, “antes”, “depois”, “hoje”, “enquanto”, “já”, “tarde”, “cedo” e “ainda” são alguns exemplos de advérbios de tempo.

Conjunções formam a classe de palavras que estabelecem relações de sentido entre elementos da oração. Podem ser classificadas como coordenativas ou subordinativas. As conjunções são classificadas de acordo com a relação que estabelecem entre os elementos que elas conectam.

Quanto à circunstância – ideia que transmite -, os advérbios classificam-se em: Lugar: aqui, ali, abaixo, acima, lá, acolá, perto, longe, atrás, etc. Tempo: agora, hoje, amanhã, ontem, cedo, tarde, nunca, jamais, etc. Modo: bem, mal, assim, apenas, devagar, depressa, etc.