Quais são os adjetivos exemplos?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 8 votos

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).

Quais são os adjetivos mais usados no português?

  • bom;
  • grande;
  • melhor;
  • pior;
  • certo;
  • último;
  • próprio.

O Adjetivo
Os Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, indicando uma qualidade, defeito, estado, condição, etc. Eles podem aparecer antes ou depois do substantivo. “Aquele prédio é antigo” – nesta frase o adjetivo é antigo, pois caracteriza o substantivo prédio.

Adjetivos são a classe de palavra que serve para caracterizar seres e coisas. Podem ser classificados como simples, compostos, primitivos, derivados ou pátrios. Flexionam em gênero, podendo ser uniformes ou biformes. Flexionam em número, podendo ser no singular ou plural.

Os adjetivos têm a função de qualificar os substantivos que acompanham na sentença. Por isso, variam em gênero e número de acordo com os termos que qualificam. Os adjetivos também podem variar em grau para passarem a ideia de maior ou menor intensidade de determinada qualidade.

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).

adjetivo Completo; sem faltar nenhuma parte; por inteiro: senti frio todo o dia.

Os adjetivos podem ser classificados em:
a) Adjetivos primitivos: são aqueles constituídos por um radical e não possuem acréscimo de sufixo e/ou prefixo derivacional. b) Adjetivos derivados: são construídos a partir de outros radicais por meio do acréscimo de sufixo e/ou prefixo derivacional.

feliz - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularfelizfeliz
Pluralfelizesfelizes

Os adjetivos são caracterizados de acordo com o grau, pois podem ser: normal, comparativo ou superlativo. Ele indica as diferentes intensidades que o adjetivo pode atribuir a um substantivo.

Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.

É substantivo quando serve de nome a algum ser ou objeto. É adjetivo quando classifica um ser ou objeto.

Sou vem do verbo ser. O mesmo que: existo, aconteço, vivo, faço, relaciono, significo, represento, estou.

escolar (adjetivo) -

bom

MasculinoFeminino
Singularbomboa
Pluralbonsboas

O adjetivo simples é o tipo de adjetivo mais usual, formado por apenas um radical (ou elemento). Lembre-se que o radical é a base fundamental dos vocábulos, sendo um elemento comum na formação de palavras, por exemplo: casa, casinha, casarão (radical -cas).

Uma dica importante para diferenciá-los é lembrar que substantivo é o nome de algo e adjetivo é a palavra que aparece associada a esse substantivo. Dessa maneira, o primeiro remete a seres animados ou inanimados. Já o segundo acrescenta a esses seres uma característica, uma qualidade ou um estado.

Existem cinco tipos de adjetivos : simples, compostos, pátrios, primitivos e derivados.

Formação do Adjetivo
Adjetivo simples: Formado por um só radical. Por exemplo: brasileiro, escuro, magro, cômico. Adjetivo composto: Formado por mais de um radical. Por exemplo: luso-brasileiro, castanho-escuro, amarelo-canário.

Assim, os adjetivos compostos são formados por dois elementos, sendo normalmente separados pelo hífen, por exemplo: rosa-claro. São palavras que variam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural).

Primitivo: o adjetivo primitivo é aquele que não deriva de nenhum outro, sendo ele mesmo uma palavra de origem, como azul, belo, alegre, triste, etc.