Quais são os aços resistentes à corrosão?

Perguntado por: alima8 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Resistente à Corrosão

  • VF562 (ASTM F562 / UNS R30035 / AMS 5844) ...
  • VRC20Nb3. ...
  • VRC276. ...
  • VRC400 (MONEL 400 / UNS N04400) ...
  • VRC622. ...
  • VRC625 (Alloy 625 / UNS N06625) ...
  • VRC625QA (ASTM B446 / UNS N06625) ...
  • VRC725.

Definição - O que é Resistência à corrosão
Capacidade de um material suportar a ação de agentes corrosivos (oxidantes) quando em serviço, sem que haja prejuízo de suas características e funcionalidades mecânicas, dimensionais e visuais.

A classe dos aços inoxidáveis geralmente empregados nesses equipamentos devido à maior resistência à corrosão, é a dos austeníticos, que apresentam alto teor de Cromo (Cr) (16 a 20%) e principalmente Níquel (chegando a 14%) na sua composição química.

Todos os metais sofrem corrosão, com exceção apenas do ouro e da platina.

Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica. “Corrosão” é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio.

O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.

O aço sae 1045 é um aço para beneficiamento com temperabilidade baixa, ou seja, baixa penetração de dureza na seção transversal, não se recomendando seu uso para seções superiores a 60 mm. Possui uma boa relação entre resistência mecânica e resistência à fratura. É utilizado em geral com durezas de 180 a 300 HB.

O aço SAE 1070 é um aço carbono com alto teor de carbono de composição química. É um aço muito resistente pois possui entre 640 e 760 MPa. resistência mecânica.

Na joalheria, os metais nobres Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), entre outros, são muito resistentes à corrosão e oxidação.

Formas mais simples de prevenção de corrosão envolvem evitar que as junções de metal acumulem água, sirvam como barreira ao ar atmosférico ou permitam que a água escorra entre as placas. Se não for possível inibir totalmente a passagem de água, a sugestão é criar quebras nas conexões para drenagem.

A corrosão do aço é um processo de deterioração muito comum, sobretudo em materiais metálicos que entram em contato com o oxigênio ou água. Em detrimento dessa exposição, o objeto confeccionado com o metal tende a perder suas propriedades mecânicas.

Há três tipos principais de inox:

  • Inox Martensítico. Entre os aços inoxidáveis martensíticos, o mais conhecido é o aço 420, com pouco mais de 12% de Cr e aproximadamente 0,35% de C. ...
  • Inox Ferrítico. Os aços inoxidáveis ferríticos contêm, em geral, uma quantidade de cromo superior a dos martensíticos. ...
  • Inox Austenítico.

No geral, os aços são classificados em tipo, grau e classe. O tipo reconhece o processo de desoxidação usado, o grau normalmente identifica a faixa de composição química do aço, e a classe é usada para especificar outros atributos, como o nível de resistência e acabamento superficial.

A descoberta foi chamada de CrCoNi, feita a partir da mistura igual dos elementos cromo, cobalto e níquel, de forma que seja altamente maleável e impressionantemente forte. Ao contrário de outros materiais conhecidos, o CrCoNi fica mais resistente à medida em que é exposto a baixas temperaturas.

A principal razão para o índice reduzido de corrosão do zinco em comparação com o índice do aço é que, à medida que ocorre a corrosão, o zinco forma um filme aderente protetor de óxido/carbonato em sua superfície, semelhante ao filme óxido na superfície de alumínio.

Conheça a 5 tipos de corrosão nos aços inoxidáveis

  • Corrosão nos aços inoxidáveis intergranular ou intercristalina. ...
  • Corrosão por pite. ...
  • Corrosão sob tensão. ...
  • Corrosão galvânica ou bimetálica. ...
  • Corrosão em fresta.

Assim, quando uma peça passa por um processo de galvanização, a camada de zinco impede a oxidação do ferro, porque evita que ele entre em contato com o ar e com a água.

As causas da corrosão em tubos de cobre
Água alcalina, com alto nível de pH acima de 8,5. Água ácida, com baixo nível de pH abaixo de 7,0. Um nível elevado de oxigênio dissolvido na água. Um alto nível de sais dissolvidos na água, também conhecido como Sólidos totais dissolvidos (TDS).

A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro).