Quais são os 9 tipos de lixo?

Perguntado por: rfernandes7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Tipos de Resíduos

  • resíduos domiciliares.
  • resíduos de limpeza urbana.
  • resíduos sólidos urbanos.
  • resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.
  • resíduos dos serviços públicos de saneamento básico.
  • resíduos industriais.
  • resíduos de serviços de saúde.
  • resíduos da construção civil.

No caso do lixo orgânico, que representa a maior parte de todo o lixo produzido no país, a meta é alcançar 13,5% de aproveitamento em 2040. Com esse tipo de resíduo, é possível produzir adubo natural e biogás.

Reciclável: Garrafas, Copos, Embalagens Pet (Refrigerantes, Vinagre, Óleo…), Sacos/Sacolas, Tampas, Frascos de produtos, Caneta (Sem a tinta), Canos e Tubos de PVC, Embalagens de produto de limpeza, Embalagens tipo Tupperware, Brinquedos de plástico, Baldes.

O lixo urbano é classificado em: domiciliar, industrial, hospitalar e tecnológico. Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais.

Os resíduos da indústria são os maiores responsáveis pelas agressões ao meio ambiente, isso porque dentre os resíduos encontramos produtos químicos, como solventes, pesticidas, cianureto; e metais, como, mercúrio, chumbo, cádmio; entre outros.

Ainda segundo os números do desperdício divulgados pela CNN, só de resíduos plásticos são desperdiçadas seis milhões de toneladas. Papel ou papelão representam 4,7 milhões do índice de desperdício. Vidro com um milhão e alumínio com 185 mil também aparecem entre os principais materiais não reaproveitados.

A classificação do lixo varia de acordo com o ambiente em que ele foi produzido, por exemplo, ele pode ser domiciliar, industrial, radioativo dentre outros. É considerado lixo qualquer material que não tenha mais utilidade, supérfluo e que não tenha valor.

Mas, além do lixo doméstico, há outros tipos de lixo que necessitam de cuidados especiais e podem causar danos severos ao meio ambiente e ao ser humano – lixo hospitalar, lixo químico, lixo nuclear.

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora. É qualquer material sólido originado em trabalhos domésticos e industriais, e que é eliminado. Muitos dos resíduos que vão para o lixo podem ser reutilizados através de um processo denominado reciclagem.

Lixo Público – originado nos serviços de limpeza pública, incluindo varrição de vias públicas, repartições públicas, limpeza de áreas de feiras livres, córregos, etc. É constituído principalmente por restos de vegetais, podas de árvores, embalagens, jornais, madeira, papéis e plásticos.

Exemplos de Lixo Orgânico

  • Restos de alimentos (carne, vegetais, frutas, ossos, etc.)
  • Papel usado (higiênico, absorvente, etc.)
  • Sacos de café e chá
  • Cascas de ovos e Sementes.
  • Folhas, caule, madeira.
  • Dejetos humanos.

O segundo passo é entender o que é o lixo comum: todo material como restos de comida, frutas e legumes, lixo do banheiro, guardanapos sujos, bitucas de cigarro, folhas secas e esponjas de limpeza, entre outros.

contaminação do solo e da água pelo chorume; mau cheiro causado pelo lixo em decomposição; entupimento de bueiros e aumento das enchentes; aumento no número de incêndios causados pelos gases gerados pelo lixo em decomposição.

Seja como for, a Suécia já quase não produz lixo. Desde 2011 que menos de um por cento dos resíduos são enviados para um aterro, uma parcela constituída por material que não pode ser incinerado ou reciclado.

Papel: As lixeiras recicláveis azuis têm a função de arrecadar todo o material de papel. Nelas podem ser descartados papéis de impressão, papéis de presente, livros e listas telefônicas, folhas de cadernos, caixas de papelão, cartolinas, papel cartão, jornais, etc.

Diferença entre lixo úmido e lixo seco
Entre eles, estão os principais materiais como papel, plástico, metal e vidro, seguidos por embalagens de papelão, potes, garrafas, pregos e latinhas, jornais e até as carcaças de materiais eletrônicos e eletrodomésticos são classificados como lixo seco.

Fazem parte do lixo orgânico todos os resíduos que têm origem animal ou vegetal: restos de alimento, folhas, sementes, restos de carne, ossos, entre outros, que sofrem um processo de decomposição natural, sumindo da natureza em pouco tempo.