Quais são os 9 sintomas do borderline?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Quais são os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline e como identificá-los?

  • Mudanças no humor e nos interesses. ...
  • Sentimentos extremos. ...
  • Instabilidade nos relacionamentos. ...
  • Medo de abandono. ...
  • Problemas de autoimagem. ...
  • Impulsividade. ...
  • Agressividade. ...
  • Dificuldades para confiar.

O borderline no exame de sangue, ou hemograma, é identificável, assim como a sorologia. Ambos são utilizados na comparação e descarte de outras doenças mentais como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.

Quem tem borderline é manipulador ou mente muito? Por conta do comportamento mais agressivo e a instabilidade emocional dos pacientes borderlines, é comum que muitas pessoas o vejam como manipuladores ou calculistas, mas essa não é uma verdade.

Transtorno Borderline e o Cérebro: Córtex pré-frontal
Pessoas com esse transtorno têm córtex pré-frontal que é inativo e ineficiente. Esta é uma das razões para alguns dos sintomas característicos da doencá Borderline, incluindo a impulsividade.

Hábitos de vida saudável. Em conjunto com a psicoterapia e medicação, hábitos de vida saudável, como boa alimentação e prática de exercício físico podem ajudar a aliviar alguns sintomas da perturbação borderline. Ter hobbies também é importante, uma vez que são atividades que não sendo terapias são terapêuticas.

Veja algumas dicas sobre como lidar com uma pessoa com Transtorno Borderline:

  1. Demonstre que você se importa.
  2. Tenha clareza na comunicação.
  3. Não utilize palavras de acusação.
  4. Sempre pense com empatia.
  5. Preste atenção aos gatilhos.
  6. Não contribua nos ataques de fúria.
  7. Reconheça sempre que possível.

O transtorno de personalidade borderline é frequentemente confundido com o transtorno bipolar. Embora sejam distúrbios psíquicos diferentes, o fato de ambos apresentarem alguns sintomas similares acaba gerando dúvidas e confusão no diagnóstico.

Indicado para diagnóstico nos glaucomas borderline, é um acompanhamento realizado pelo oftalmologista onde se aferi a pressão intra-ocular do paciente no decorrer do dia, geralmente de 4 a 5 vezes ao dia. Indicado também em avaliação de adequação terapêutica em casos especiais.

A pessoa com o Transtorno de Personalidade Borderline tende a ser impulsiva e num momento de crise pode tomar ações por impulso. Isso pode incluir se machucar com algum objeto perfuro-cortante. Manter objetos que possam ser usados longe dela pode ajudar a minimizar o risco dela fazer algo contra si mesma.

Tratamento para o transtorno de personalidade borderline
O tratamento mais indicado é a a terapia cognitivo-comportamental, integrada com uma vida social saudável. O apoio de familiares é muito importante e traz mais segurança para o paciente.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

Esse tipo de intensidade emocional em relacionamentos pode ser muitas vezes observado em pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline, os quais têm uma tendência característica a se apegarem e criarem uma dependência emocional por alguém.

Borderline: Variam entre momentos de extrema euforia e de profunda melancolia e acontecem de modo irregular, sem avisos. Bipolar: Segue o ciclo circadiano do humor, ou seja, o indivíduo pode acordar sem energia e triste, mas ir melhorando ao longo do dia.

Como a pessoa com transtorno de personalidade borderline não gosta de ficar sozinha, o esforço que ela faz para evitar o abandono aparece em forma de crises, como tentativas suicidas, despertando no outro o sentimento de resgate e cuidado com ele.

As mulheres com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) apresentam grande necessidade de afeto e demandam atenção excessiva. Seu comportamento se dá de maneira disfuncional por meio de raptus furiosos e impulsivos tendo como alvo habitualmente pessoas do convívio mais íntimo.

Sendo assim, a resposta para a pergunta “borderline tem cura?” é não. Porém, os psicólogos e psiquiatras desempenham um papel fundamental para que os pacientes controlem seus impulsos e emoções. Assim, elevando sua qualidade de vida, evitando conflitos e prevenindo situações mais severas, como os pensamentos suicidas.

Quais os tipos de transtorno de borderline?

  • Borderline convencional. ...
  • Borderline invisível. ...
  • Borderline impulsivo. ...
  • Borderline petulante. ...
  • Borderline autodestrutivo. ...
  • Borderline é mais comum em mulheres ou em homens?

Quem tem borderline pode trabalhar? A pessoa que tem borderline pode trabalhar, mas precisa estar em tratamento psiquiátrico e psicológico. Entretanto, isso depende muito da gravidade do transtorno. Pois, muitos portadores não conseguem seguir normalmente a sua vida profissional e nem social.

Incentive uma rotina saudável: além do tratamento psicoterápico e farmacológico, borderlines podem buscar alívio dos sintomas por meio de hábitos de vida saudável, como boa alimentação e prática de atividades físicas. Hobbies também são importantes, atividades que não são terapias, mas são terapêuticas.

Medo do abandono
Esse medo é um dos aspectos mais presentes, mesmo nos estágios iniciais. Os medos podem correr para tais extremos que, em algumas situações acabam optando pelo isolamento voluntariamente para evitar que outros o façam, sendo assim, preferem se afastar das relações antes de serem abandonados.